FX – Efeitos Sonoros

links patrocinados

Efeitos Sonoros

FX – Efeitos Sonoros

Os efeitos sonoros, também conhecidos como FX, são sons gravados ou criados para enfatizar as mais variadas situações. Podem ir de aplausos em séries de humor a mensagens de erro em computadores. Seja qual for a aplicação, os efeitos sonoros são largamento utilizados hoje em dia nas edições audiovisuais. É possível obter efeitos sonoros completamente sintéticos – como os sons do Windows, por exemplo -, ou gravar situações reais e utilizá-las como efeito sonoro – como, por exemplo, as risadas em programas de televisão onde não há plateia.

Utilidade

Os efeitos sonoros são criados para dar ênfase em determinada situação. Em um filme, por exemplo, uma cena de perseguição é enfatizada com a utilização de uma música de suspense ou ação. A escolha do efeito sonoro adequado é de extrema importância: a música é determinante nas situações narradas e, se a escolha for imprópria, toda a cena perderá seu impacto.

Em programas de rádio, o uso de efeitos sonoros é ainda mais evidente, com o uso de vinhetas que ressaltam o nome da emissora, por exemplo. Embora seja fundamental para obras audiovisuais, os efeitos sonoros podem ser utilizados por qualquer pessoa. Se você deseja customizar seu sistema operacional, por exemplo, é possível baixar efeitos sonoros – ou gravar os seus próprios – e dar outra cara para seu computador.

Download de efeitos sonoros

Quem trabalha com edição de áudio, ou quer apenas brincar com efeitos sonoros, pode acessar diversos sites que oferecem este tipo de conteúdo. Existem muitas páginas brasileiras e estrangeiras com milhares de arquivos, como Cool Wavs, Soungle, Boogie Jack, Baixa Mais e Sounds & Noise. Geralmente, os efeitos são divididos por categorias, o que torna a busca muito mais fácil.

No Baixa Mais, por exemplo, há categorias como Natureza, Video Game, Pessoas, Ambiente, Automóveis e Explosões. Os arquivos sonoros podem ser utilizados em sistemas operacionais como Windows e iOS, além de smartphones, deixando seus aparelhos com a sua cara.

A iTunes Store também oferece milhares de efeitos sonoros. Geralmente é necessário pagar uma pequena taxa para acessar os arquivos, mas também é comum que o site ofereça promoções com efeitos sonoros gratuitos.

Convertendo arquivos

Diversas vezes, dependendo do dispositivo no qual você deseja utilizar seus arquivos, será necessário fazer a conversão do formato. Alguns dispositivos aceitam apenas formatos específicos, como ogg, wav ou m4a. Se você baixou um efeito sonoro em outro formato, pode utilizar um dos muitos conversores de áudio disponíveis na Internet.
Felizmente, a maioria destes softwares é gratuita. Em sites como Superdownloads e Baixaki, é possível ter acesso a conversores gratuitos como Total Audio Converter, Free mp3 wma converter, Switch Audio File e muitos outros. Antes de escolher seu software, fique atento aos comentários dos usuários que já utilizaram o programa. Esta é a melhor forma de conferir a qualidade do software antes de instalá0lo em seu computador.

A grande maioria destes programas é bem simples de se utilizar. Geralmente, basta selecionar o arquivo que você deseja converter, selecionar o formato de saída e aplicar a conversão. Depois, você já pode utilizar seu efeito sonoro.

Fotos

Confira Fotos sobre Efeitos Sonoros:

Como fazer Efeitos Sonoros Programas de Efeitos Sonoros CDs de Efeitos Sonoros Download Efeitos Sonoros

Pesquisar
Artigos Relacionados