Fundação Cesgranrio

links patrocinados

Fundação Cesgranrio

Fundação Cesgranrio

Sobre a Fundação Cesgranrio

A Cesgranrio é uma fundação que tem quase 40 anos de vida. A fundação visa não somente atuar no universo da educação, mas também nas mais diversas faces da sociedade. Ela é considerada uma das melhores instituições de ensino que disponibilizam formação lato sensu como mestrado, entre outras, e ainda atua em diversas formas na área educacional.

História da Fundação Cesgranrio

Sua história começa associada com a união de 12 instituições universitárias, da qual foi possível o surgimento do Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio, no dia 12 de outubro de 1971.

Assim, a primeira atuação do Centro de Seleção que fora criado, foi o vestibular unificado do Grande Rio. Devido ao grande êxito conseguido nesse projeto-piloto, realizado em 1972 e 1973, fez com que as Universidades signatárias do Convênio Cesgranrio requeressem, frente ao Ministério da Educação, a criação de uma fundação que fosse privada e autônoma, para que tomasse a frente permanentemente das organizações dos exames de acesso ao ensino superior.

Criação da Fundação Cesgranrio

Foi nesse cenário que no dia 04 de janeiro de 1973, foi criada a Fundação Cesgranrio. Hoje ela tem um reconhecimento muito importante no cenário educacional do país. No ano de 1985, ela foi reconhecida como entidade de utilidade pública Federal, expedido pelo Presidente da República. Este título é renovado todos os anos. Ainda ganhou o título de utilidade pública Estadual, pelo Secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Este a cada dois anos é renovado.

Atuação da Fundação Cesgranrio

Devido sua grande experiência, a Cesgranrio é constantemente chamada para participar, juntamente com órgãos governamentais federais, de processos na área de pesquisa, seleção e treinamento de recursos humanos e ainda concursos públicos.

Uma de suas atuações foi no concurso público para selecionar recenseadores para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Este concurso público é até hoje considerado um dos maiores realizados até hoje pela Fundação, que teve mais de um milhão de inscritos em todo o Brasil. A prova foi realizada simultaneamente em praticamente todas as cidades do território brasileiro.

Cesgranrio

Grande parte da população brasileira sonha com um cargo na máquina pública. Estabilidade, bom salário, chances de ser exonerado são muito baixas, entre todos os outros benefícios que uma carreira pública oferece a quem é contemplado com a boa classificação em um concurso público.

O problema dos concursos públicos é que eles atraem muitos concorrentes, o que os tornam altamente competitivos. Muitas pessoas deixam de trabalhar só para focar nos estudos, o que já virou até profissão: os “concurseiros”. As provas não são fáceis, e grande parte delas exige do candidato um bom conhecimento em Direito.

As provas elaboradas para concurso público são de responsabilidade de empresas que se candidatam à licitação aberta pelo governo. Uma das que têm tradição em provas de concursos para o governo é a Fundação Cesgranrio. Além dela existem outras, mas grande parte das provas são produzidas por ela.

Fundação Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio foi fundada em outubro de 1971. Ela nasceu da união de 12 instituições universitárias de ensino, que passou a se chamar Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio. O idealizador do projeto foi o professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, que mobilizou educadores e chamou a atenção para uma nova forma de selecionar os próximos universitários do Grande Rio, de forma unificada.

O Cesgranrio foi instituído junto ao Ministério da Educação e Cultura, em parceria com o Diretor do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, Newton Lins Buarque Sucupira.

Com o sucesso do primeiro vestibular unificado, o Centro pediu ao Ministério que e tornasse uma instituição privada, sem fins lucrativos, que pudesse se dedicar exclusivamente à elaboração de provas e exames preparatórios. Foi, então, que em 1973 foi inaugurada a Fundação Cesgranrio.

Atividades

Além da elaboração de provas de concursos, vestibulares, e etc., a Fundação atua também em projetos sociais, culturais, pesquisa, certificação de professores, mestrado em Avaliação, fóruns, publicações, projetos na área da Saúde, entre outros. A contratação da Cesgranrio pode ser feita através de abertura de licitação ou então de forma particular pelos órgãos públicos, como as prefeituras. Essa possibilidade está regulamentada pelo Tribunal de Contas da União, de acordo com a Lei 8666/93.

Pesquisar
Artigos Relacionados