Formas de Conseguir uma Bolsa na Universidade

links patrocinados

Formas de Conseguir uma Bolsa na Universidade

A forma mais clássica de conseguir uma bolsa em uma universidade particular é através do Exame Nacional do Ensino Médio, pelo programa PROUNI, que tem o objetivo de levar o Ensino Superior a todo e qualquer brasileiro que tenha vontade de estudar. Entretanto, para se inscrever neste programa, o estudante deverá ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública e ainda deverá atingir uma nota de corte estabelecida através das notas dos alunos inscritos para aquele curso. Entretanto, existe uma gigantesca gama de alunos que realizaram seus estudos em escolas particulares e não tem condições para pagar as mensalidades de universidades particulares, o que estes podem fazer?

Bolsas Particulares

Formas de Conseguir uma Bolsa na Universidade Formas de Conseguir uma Bolsa na Universidade - saiba mais

Até o ano passado, as universidades estavam autorizadas pelo Ministério da Educação a ofertarem bolsas estudantis a alunos através de processos seletivos específicos, entrevistas com assistentes sociais ou ainda desempenho em sala de aula. Porém após uma convenção criada pelo Governo todas as bolsas em universidades particulares devem ser ofertadas a partir do PROUNI, desta forma, é necessário se enquadrar nos critérios desse programa para conseguir uma bolsa antes de entrar na universidade.

Confira as Formas de Conseguir uma Bolsa na Universidade

Confira mais

Porém, por mais que não sejam mais ofertadas bolsas desse cunho, as universidades ofertam bolsas de incentivo, como por exemplo as de iniciação científica, as bolsas de iniciação devem ser ofertadas a alunos aptos as pretensões dos professores regentes, os alunos serão submetidos a testes, tanto presenciais quanto teóricos, a bolsa de auxílio nesses casos variam entre 300 e 700 reais, dependendo da capacitação do aluno e do projeto desenvolvido, normalmente as universidades têm este valor predefinido.

Além da bolsa de iniciação, são ofertadas ainda, bolsas auxílio de cunho cultural, normalmente, os recrutados tocam algum instrumento, cantam ou ainda, atuam, estas bolsas normalmente são de 500 a 700 reais e o aluno ainda terá a chance de aperfeiçoar o seu dom artístico promovendo a cultura em diversos locais do Brasil.

Bolsa na Universidade

PROUNI

O PROUNI é a bolsa estudantil ofertada pelo Governo Federal, esta atende somente alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e tiraram uma nota suficiente para para estar apto ao curso (esta nota é estabelecida por cada curso de cada universidade, variando de acordo com o ano, pois a sua base é feita de acordo com a nota do ENEM dos alunos que se inscreveram no PROUNI).

As bolsas destinadas pelo PROUNI variam de 50 até 100%, dependendo da pretensão do aluno, da sua nota e também da disponibilidade da universidade.

Formas de Conseguir uma Bolsa na Universidade - saiba mais

E os Alunos de Escolas Particulares?

Na concepção do MEC, os alunos oriundos de escolas particulares tem condições financeiras para pagar os seus estudos universitários, visto que estes, pagaram os seus estudos nos demais anos de estudo, entretanto, esta lógica tem se mostrado bastante furada e sem aplicações, visto que, em muitos casos (mas muitos mesmo), os pais ou familiares desses alunos se esforçaram para pagar um Ensino Médio com maior qualidade, visando a profissionalização de seus filhos, porém estes, não possuem rendimento financeiro suficiente para arcar com os custos de mensalidades de universidades particulares, visto que o valor de seus cursos é o quádruplo do Ensino Médio.

Pesquisar
Artigos Relacionados