FIES

links patrocinados

FIES

FIES

FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior Sobre FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. O FIES é um dos programas governamentais que garante ao estudante a possibilidade de cursar uma graduação em qualquer instituição de ensino superior do pais. O FIES pode ser requerido pelo estudante de Universidades particulares que podem contratar o FIES para pagamento de mensalidades ou custeio de outras atividades relativas.

Como funciona o FIES

O FIES foi criado no ano de 1999 pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, o programa foi criado para substituir o programa de crédito educativo. Desde o ano de 2005 o FIES passou também a dar financiamento para alunos que fossem bolsistas parciais, aqueles que possuíam bolsa de 50% do ProUni. Desde então mais de 9 mil contratações do fundo já foram realizadas para este publico especifico.

O FIES possui o sistema totalmente digitalizado. Desde sua pagina inicial para inscrição e requerimento do financiamento, até as entrevistas e os resultados do financiamento são realizados em ambiente totalmente digital e integrado.

Desta forma fica mais fácil para os alunos que precisam utilizar dos serviços do FIES. Desta forma o sistema é mais transparente e transmite maior confiabilidade sobre a eficiência do programa de financiamento. O pagamento é realizado pela CAIXA e faz parte de um programa de maior efetividade das políticas publicas do governo Federal.

Como requerer o FIES

O FIES pode ser requerido por qualquer estudante do ensino superior, até mesmo aqueles que já possuem uma graduação, podem contratar o FIES para uma segunda.

Para fazer o pedido do FIES é necessário ser matriculado em uma das instituições de ensino cadastradas no programa do FIES, para saber quais as instituições cadastradas basta acessar o site do FIES e navegar pela lista das instituições. Elas precisam estar em conformidade com as normas do programa e receber avaliações positivas do MEC.

Atualmente o Governo Federal lançou um programa que qualquer estudante pode requerer o FIES para custear uma graduação nos cursos de licenciaturas. Depois de concluído o curso o aluno não precisa pagar pelo FIES, ele irá pagar o serviço contratado do FIES dando aulas em escolas públicas.

Boleto FIES

Boleto FIES

Sobre o Boleto FIES

O governo Lula trouxe diversos benefícios para a área da educação. Por mais que alguns critiquem os programas criados pelo governo petista, foi devido a eles que muitos jovens tiveram acesso ao ensino superior. Alguns desses programas foram o ProUni, FIES e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

FIES

Milhares de estudantes em todo o país utilizam do benefício do Financiamento Estudantil, o FIES. Ele consiste num programa de subsídio do governo federal, onde o estudante matriculado no ensino superior em alguma instituição privada de ensino pode se inscrever para pedir que o governo financie totalmente ou parcialmente seus estudos.

Se ele for aceito, o governo paga a universidade e o estudante deve acertar a sua dívida com o governo federal, não com a instituição. Assim, ele pode começar a pagar somente depois que terminar a faculdade.

Boleto de pagamento

A forma de pagamento para quitar dívida do FIES é através de boleto bancário. Assim o aluno precisa entrar no site da Caixa Econômica Federal todos os meses e imprimir o seu boleto do FIES. É a Caixa Econômica que libera o dinheiro para o financiamento, por isso o boleto é emitido por ela.

Quando a pessoa entra no site da Caixa, ela tem acesso a todas as informações do banco. Porém, ele tem um link especial para o FIES,que é onde se deve entrar para conseguir fazer a impressão do boleto.

Ao clicar lá, a pessoa verá que pode tirar as dúvidas que tiver sobre o programa. Ao lado esquerdo, no meio da tela, é possível encontrar a opção Boleto On-line. Clicando sobre o link uma nova página aparecerá.

Nesta nova página deverá ser informado o número do CPF da pessoa titular do financiamento, ou o número do contrato, e copiar o código verificador que é gerado pelo sistema. Depois é só clicar em Iniciar Operação. Desta forma o boleto será emitido e a pessoa deverá imprimi-lo.

O pagamento do boleto pode ser realizado nos terminais de auto-atendimento, nas lotéricas ou nas agências da Caixa Econômica. Se o boleto estiver vencido, ele também pode ser pago nas casas lotéricas ou então nas agências.

Pesquisar
Artigos Relacionados