FIES Boleto

links patrocinados

FIES Boleto

FIES Boleto

Sobre o FIES Boleto

O Programa de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa desenvolvido pelo governo federal cujo objetivo é garantir que estudantes que não possuam condições de pagar uma universidade privada possam freqüentá-la. Isso porque o FIES financia e o aluno paga as parcelas da mensalidade para o governo.

O programa atende estudantes que estejam matriculados em cursos de graduação privados e que não tenham condições de arcar com as mensalidades cobradas pelo mesmo. O FIES foi criado em 1999 e já atendeu mais de 560 mil estudantes. A partir de 2005, o programa passou a atender também aqueles beneficiados parcialmente pelo Prouni, ou seja, que conseguiram apenas 50% da isenção.

Boleto

Assim como em qualquer outra situação, o valor do financiamento cobrado pelo governo vem em forma de boleto, emitido pela Caixa Econômica Federal. Assim, o estudante precisa imprimi-lo para poder pagá-lo. No ato do contrato de financiamento, o estudante tem que informar qual data de vencimento ele prefere: dia 5, 10, 15, 20 ou 25 de cada mês.

O estudante tem a opção de receber o boleto em sua residência ou então extrai-lo da internet. O não recebimento do boleto em casa não isenta o estudante de ter que acerta-lo até o dia de vencimento estabelecido. O atraso do pagamento gera multas e juros para o titular o boleto.

É por isso que o sistema também disponibiliza o boleto online para que o estudante possa baixá-lo quando precisar. Para acessá-lo é preciso entrar no site da Caixa Econômica e procurar o link do FIES. Depois disso é preciso informar o número do CPF ou do Contrato e o boleto será gerado.

Feita a impressão, o boleto do FIES pode ser pago nas agências da Caixa Econômica, nos caixas de auto-atendimento, nas lotéricas ou ainda pela internet. Se o boleto estiver vencido aí só será aceito na rede bancária ou nas lotéricas. Por isso não deixe passar da data de vencimento, pois só acarretará problemas para você.

Quem pode recorrer ao FIES

O FIES cobre os gastos educacionais nos seguintes casos: bolsistas parciais (50%) do Prouni; pessoas beneficiadas com bolsas complementares matriculadas em cursos prioritários; pessoas beneficiadas com bolsas complementares matriculadas em instituições que obtiveram nota 4 ou 5 no último Enade. Além disso, tem direito a pedir o financiamento aqueles que não forem bolsistas (o FIES cobre 75% do valor total do curso) ou então que estiverem matriculados em cursos sem conceito, mas avaliados pelo Enade (o financiamento será concedido a apenas 50% do valor total).

 

FIES 2014

O FIES é um programa que possui o objetivo de auxiliar as pessoas que estejam interessadas em cursar uma universidade de ensino privado, mas que não possuem condições de pagarem as mensalidades. Podendo ser pago aos poucos, com o FIES 2014 o sonho de cursar um curso superior pode se tornar realidade.

Sobre a criação do programa e o FIES 2014

FIES 2014 FIES 2013

Fundo de Financiamento Estudantil, mas conhecido pela sua sigla FIES é um serviço desenvolvido pelo Governo Federal para dar apoio às pessoas que querem cursar um curso de ensino superior, mas que não possuem condições financeiras para isso. Disponível também para o próximo ano, o FIES 2014 teve suas primeiras inscrições no final na década de 90, mais precisamente em 1999 e permanece até hoje.

São contabilizados que mais de 500 mil estudantes utilizam essa modalidade para cursar uma graduação. Somente universidades, centros universitários e faculdades credenciadas ao Ministério da Educação – MEC podem participar do FIES 2014. Entre as maiores vantagens em se realizar o programa está os juros de financiamento muito mais baixos que os de mercado, atualmente de 3,4% ao ano, e o tempo oferecido para realizar o pagamento total.

Conheça FIES 2014

A importância do ENEM

Para que os interessados possam ser selecionados pelo FIES 2014, todos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 para frente. Deve-se ainda informar que estudantes que se beneficiarem com 50% de uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos – ProUni poderão financiar os outros 50% do curso sem problemas.

Confira FIES 2014

Formas diferenciadas de pagamento do financiamento

Além do pagamento comum do FIES em até 13 anos, existem outras formas de arcar com o curso. Uma das oportunidades de pagamento que o FIES 2014 oferece é para os professores que ensinam em alguma escola pública no Brasil e estejam usufruindo do pagamento. Se trabalharem em uma carga mínima de 20 horas por semana, esses profissionais podem optar em trocar o salário pelo abatimento nas parcelas devidas ao FIES.

As pessoas que ainda se formarem nos cursos da área de licenciatura e pedagogia podem ingressar no sistema púbico de ensino em troca da quitação de suas parcelas ainda não pagas no FIES 2014. Também pode ser abatido na mensalidade caso os estudantes do financiamento que se graduaram em medicina se propor a prestar serviços no sistema público de saúde.

FIES 2014 - saiba mais

Sobre as inscrições do FIES 2014

As inscrições para o Fundo de Financiamento Infantil – FIES 2014 para os interessados em ingressar no primeiro semestre letivo do ano devem ser feitas entre 1° de julho e 31 de dezembro de 2013. Já os que desejam cursar o curso a partir do 2° semestre letivo precisam completar o requerimento entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2014.

Todas as inscrições irão passar por um processo avaliativo que irá decidir ou não a aprovação. Quesitos como a renda mensal da família, matrícula no curso, beneficiamentos conquistados anteriormente pelo FIES e a avaliação do curso e universidade serão considerados pela comissão do FIES 2014.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados