Fies 2015 – como solicitar financiamento

links patrocinados

Muitos estudantes do país buscam pela oportunidade de ingressar em um curso superior, muitos deles optam por fazer faculdades federais, porém existem cursos que são muito concorridos e por muitas vezes, o fato de a universidade não estar na mesma cidade da pessoa pode representar um empecilho para que a pessoa deixe de realizar o curso que deseja.

Por este motivo o programa de Financiamento Estudantil é algo que é cada vez mais visto como a oportunidade que muitos alunos podem encontrar de conseguir realizar o tão sonhado curso superior, ainda que não tenha condições de arcar com os custos da mensalidade do curso que escolheram.

Este é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo financiar os cursos de graduação de estudantes que estejam ou que irão cursar em universidades particulares, obter o financiamento não é difícil, basta que o estudante tenha avaliação positiva em processos que são do Ministério da Educação.

Fies 2015 – como solicitar financiamento

Uma grande novidade do programa é que desde o ano de 201º é permitido que os estudantes que desejam solicitar o financiamento, podem fazê-lo em qualquer época do ano que desejarem, além disso, também a partir deste ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação passou a ser o Agente de operações do Fies e por este motivo os juros caíram para 3.4% ao ano.

Inscrições no Fies

Caso você deseje solicitar um financiamento, saiba que antes de mais nada você deverá proceder a sua inscrição no site do programa na internet, lá você tem acesso ao sistema onde deverá cadastrar todos os dados solicitados, corretamente, dados pessoais, do curso e também da instituição em que o curso será feito.

Fies 2015 –  financiamento

Realizado o cadastro corretamente você deve seguir os próximos passos informados na própria página do Fies na internet, o financiamento contém três diferentes fases, sendo elas a fase de utilização, a fase de carência e a fase de amortização, todas elas apresentam diferenças importantes entre si e definem cada etapa do financiamento.

Conhecendo as etapas

Na primeira etapa, que é a de utilização, o estudante deverá pagar uma taxa que chega no máximo a R$ 50 que se refere aos juros que são incididos sob o financiamento do programa, esta taxa é paga em um período trimestral, enquanto o estudante estiver realizando o curso de sua preferência.

Fies 2015 – como solicitar

A fase de carência compreende os 18 meses posteriores a formação do aluno no curso escolhido, o candidato tem esse tempo para que possa se organizar financeiramente, pagando somente a cada três meses uma taxa de no máximo R$ 50, durante esse período, que é referente aos juros, como já dito anteriormente.

A fase de amortização compreende o final do período de carência, ou seja, ao final dos 18 meses que o estudante teve para se organizar, o estudante terá a sua dívida calculada e este terá o período total de seu curso multiplicado por três e acrescido de mais um ano para que possa realizar o pagamento da mesma.

Fazendo este cálculo, caso o estudante se forme em um curso que durou quatro anos, ao final, já no período de amortização este terá 12 anos, que resulta da conta 4, que é o número de anos que o estudante levou para terminar o curso, multiplicado por três, acrescido de mais um ano, como prevê a regra, esse estudante terá um total de 13 anos para quitar sua dívida.

Fies 2015

GD Star Rating
loading...
Fies 2015 – como solicitar financiamento, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados