FCF Araraquara

links patrocinados

FCF Araraquara

FCF Araraquara

Sobre a FCF Araraquara

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas é o segundo curso mais antigo do estado de São Paulo. São 78 anos de existência que formaram mais de 800 farmacêuticos e quase três mil farmacêutico-bioquímicos. O FCF de Araraquara está entre os melhores cursos de farmácia do Brasil.

Breve histórico

Inicialmente, a faculdade se denominava como Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara. Apesar de sua fundação estar vinculada a prefeitura, foi graças a uma associação de pessoas da sociedade local que garantiu seu funcionamento. A Faculdade foi reconhecida pelo Governo de São Paulo em 1927 e pelo governo Federal em 1931.

Em 1948, com o desuso da palavra Pharmácia, a escola modificou o nome para Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara. Aumentou-se também o número de vagas. A Faculdade que era particular incorpora-se ao Sistema Estadual de Ensino Superior do estado de São Paulo em 1951. Atualmente a Faculdade é integrada a UNESP, Universidade do Estado de São Paulo.

Cursos

Os cursos oferecidos pela FCF são os de Farmácia e o de Ciências Farmacêuticas, que incluem o curso de Bioquímica. Na Faculdade,há também cursos de pós-graduação de nível de especialização, mestrado e doutorado.

O caráter é de natureza mais acadêmica e voltada para a geração do conhecimento, promove a formação de pesquisadores com amplo domínio de seus campos do saber. A pós-graduação da FCF é organizada em Programas stricto sensu – Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissionalizante e Doutorado – e lato sensu – Especialização.

No formato Stricto Sensu cursos avançados em área de concentração e domínio conexo, visam a obtenção dos títulos de Mestre e/ou Doutor. Os cursos de pós-graduação são: Alimentos e Nutrição, Biociência e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, Ciências Farmacêuticas e Nanotecnologia Farmacêutica.

A FCF oferece ainda a extensão universitária com o objetivo de integrar a Universidade com a comunidade, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa que sejam benéficos para ambos. Alguns dos projetos de extensão da FCF são: o Núcleo de Atendimento à Comunidade, a Universidade Aberta à Terceira Idade e o Programa Ciência na UNESP.

Horário de ônibus CTA Araraquara

Horário de ônibus CTA Araraquara

Sobre o Horário de ônibus CTA Araraquara

Com a modernização das cidades brasileiras, são poucos os vestígios que ficaram para relembrar os tempos passados. Porém, aqueles que ainda existem no meio de toda a modernidade que foi instaurada são preservados por serem um pedaço da história do Brasil. Um exemplo para ilustrar essa preservação é o Tróleibus em Araraquara.

Surgimento do Tróleibus em Araraquara

Para ter uma idéia de há quanto tempo os Tróleibus estão em Araraquara a data de registro é da década de 50. Foi nessa época em que Juscelino Kubitschek governou o país e priorizou o desenvolvimento do país. Assim, como inovação tecnológica da época, os Tróleibus vieram para dar essa cara mais moderna às cidades brasileiras.

O prefeito da cidade de Araraquara naqueles tempos era Rômulo Lupo, que ficou com o mérito por ter sido o primeiro a instalar esse tipo de transporte na cidade. Não só isso, mas Araraquara ainda é uma cidade interiorana, característica que faz ser ainda mais especial a implantação desse sistema naquela época.

Para viabilizar economicamente a possibilidade de instalar o Tróleibus em Araraquara, a prefeitura optou por privatizar o sistema e fazer a concessão de 50 anos à empresa Companhia Araraquarense. Por ter sido um meio de transporte que o então prefeito conheceu na Itália, o Tróleibus trouxe também o glamour europeu.

Características atuais da CTA Araraquara

Atualmente, a empresa que administra esse serviço é a Companhia Tróleibus Araraquara (CTA). No cargo de Presidente, João Marco Carrera administra as principais funções da empresa. Além de Carrera, outros quatro diretores atuam na prestação desse serviço. Assim, com o trabalho em equipe, a CTA tenta oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

Para atender a demanda dos usuários do transporte, a CTA tem 29 linhas que passam por toda a cidade. Além disso, a equipe também oferece quatro linhas do conhecido Corujão, sendo que cada um passa por uma região da cidade (Norte, Sul, Leste e Oeste) e em opções reduzidas de horários.

Para aqueles que desejam ter a tabela de horários completa e sobre todas as linhas, essa informação fica disponível no site oficial da empresa CTA. Assim, a companhia disponibiliza de maneira rápida e fácil as principais informações sobre o seu serviço.

Pesquisar
Artigos Relacionados