FCA Unesp

links patrocinados

FCA Unesp

FCA Unesp

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) reúne cursos e prepara o aluno para atuar na área de Ciências Agrárias e também no setor agropecuário do país. Para isso, a FCA passou por transformações e adaptações de estrutura e também de diretrizes.

UNESP

Em 1965, o curso de graduação em Agronomia fazia parte da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), a qual foi estabelecida através da Lei nº 6.860, de julho de 1962, e essa faculdade era uma das muitas instituições de ensino superior espalhadas pelo estado de São Paulo que começaram a ser criadas entre a década de 20 e de 50. Esses cursos isolados foram criados em regiões que apresentavam determinados potenciais para se desenvolverem, dessa forma os centros de ensino atendiam a praticamente todas as regiões do estado.

Em 1976, através da Lei Estadual nº 952 foi criada a Universidade Estadual Paulista (UNESP), cuja principal função era de unificar todos essas instituições de ensino isoladas, tornando todas uma mesma marca e tendo assim uma característica de multicampus.

FCA

Com essa unificação a FCA passa a ser uma unidade autônoma de ensino na área de Agronomia, estando instalada no campus de Botucatu. Antes o curso de Agronomia dividia o espaço, quando ainda era FCMBB, com outros cursos como Medicina, Medicina Veterinária e Biologia.

Mais tarde surgem os cursos de Zootecnia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o curso de Engenharia Florestal na FCA, e o curso de Enfermagem na Faculdade de Medicina.

Formação

Durante todo esse processo de mudanças, a formação do engenheiro agrônomo na FCA também apresentou mudanças que acompanharam não só a evolução da instituição, mas também acompanharam as mudanças no campo das Ciências Agrárias e do setor Agropecuário no país. Entre essas mudanças estão o aumento de vagas ofertadas para o curso onde se iniciou com 40 vagas, passando para 50 no ano de 1984, e em 1987 passam a ser 80. Além disso, a duração do curso de graduação também mudou, passando de quatro para cinco anos, passando a contar com Estágio Curricular Obrigatório de período de um semestre, realizado no último ano de graduação.

Um dos marcos nesse processo de ampliação de oportunidades está a inserção do curso de Engenharia Florestal.

Evolução

Para atender de forma efetiva e garantir um ensino com mais qualidade, em 1981 a FCA passa a contar com a Fazenda Experimental Lageado, um espaço definitivo que passa a ter também unidades relacionadas ao Curso de Zootecnia.

Uma das questões que marcam toda essa mudança está a Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa como um regime de trabalho para os professores, sendo que de acordo com os estatutos ainda da FCMBB, profissionais contratados em outras formas como regime de Tempo Parcial e de Tempo Completo eram realizadas somente de forma excepcional. Essa forma de regime de trabalho busca incentivar e valorizar a dedicação de tempo integral, apoiando o desenvolvimento de novas formas de melhorar e incentivar não só o ensino, mas também projetos de pesquisa e de extensão.

Fotos

Confira fotos da FCA Unesp:

UNESPUNESP
FCAFCA
Faculdade de Ciências Agronômicas Faculdade de Ciências Agronômicas

Pesquisar
Artigos Relacionados