Faculdade UFMG

links patrocinados

Faculdade UFMG

Faculdade UFMG

Várias são as instituições de ensino superior no Brasil, mas uma delas se destaca. A Universidade Federal de Minas Gerais reúne vários cursos numa universidade pública e de qualidade, tornando-se referência em todo o país.

História

A história do ensino superior no estado de Minas Gerais reúne a instalação de várias universidades, sendo que no início eram poucas e específicas para cada curso, como a Escola de Farmácia, de Ouro Preto (a primeira instituição de ensino superior do estado), a Escola de Minas, e a Faculdade de Direito, que foi transferida para Belo Horizonte quando o município passou a ser a capital do Estado). Logo após essa mudança, é criada a Escola Livre de Odontologia, e depois a Faculdade de Medicina e a Escola de Engenharia, sendo que mais tarde foi anexado a Escola Livre de Odontologia, o curso de Farmácia.

Em 1927 é fundada a Universidade de Minas Gerais (UMG), uma instituição de ensino superior privada, mas que contava com subsídios do Estado, que reuniu quatro escolas de nível superior que já atuavam na capital. Em, 1949, a UMG é federalizada e alguns anos foi agrupada ao patrimônio da Universidade uma área na região da Pampulha, onde atualmente funciona o Campus da Pampulha, onde foram edificados os prédios do Instituto de Mecânica e o da Reitoria. Mas a sua efetiva atuação, só se iniciou na década de 60, mesma época em que o nome Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começou a ser usado.

Unidades

Para atender toda a demanda de universitários e também das necessidades de cada curso, a UFMG conta com diversas unidades, sendo que o campus Pampulha foi o primeiro espaço a ser utilizado para o ensino e é onde hoje está localizada a reitoria, mais 12 unidades acadêmicas, além de Centro Pedagógico, Colégio Técnico e setores administrativos.

No campus Saúde está a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Hospital das Clínicas, apontados como referência no estado. O campus Regional de Montes Claros é um campus avançado que conta com cursos de graduação e mestrado e é uma espécie de fazenda-escola, com área de 232 mil hectares.

Cursos

Os cursos oferecidos atualmente pela UFMG são: Agronomia, Aquacultura, Ciência de Alimentos, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Matemática Computacional, Química, Química Tecnológica, Sistemas de Informação, Antropologia, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Filosofia, História, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural Indígena, Educação Básica Indígena: Formação Intercultural de Professor – FIEI, Pedagogia, Psicologia,Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda,Letras,Música, Teatro (Artes Cênicas),Biomedicina,Educação Física,Enfermagem,Farmácia,Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição, Odontologia, Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Controladoria e Finanças, Design, Direito, Geografia,Gestão Pública, Museologia, Relações Econômicas Internacionais e Turismo

Vestibular

O vestibular é anual e as provas acontecem no mês de janeiro. As provas são aplicadas em outras doze cidades, além da capital Belo Horizonte: Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberlândia e Viçosa.

Fotos

Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais
Campus UFMGCampus UFMG
Faculdade UFMGFaculdade UFMG

Pesquisar
Artigos Relacionados