Faculdade de cinema: como é e onde cursar

links patrocinados

Faculdade de cinema: como é e onde cursar

O mundo do cinema é fabuloso. Muitas pessoas são tão viciadas na sétima arte que conseguem assistir a vários filmes em sequência. Essas pessoas costumam fazer análises sobre as obras, debater sobre outros trabalhos já elaborados pelos diretores, fazer comparações sobre as atuações dos atores e também imaginar como seriam as cenas de outras perspectivas. Certas pessoas possuem um dom especial, talento para estarem atrás das câmeras, dirigindo longas, atuando, ou escrevendo ótimas histórias que serão contadas na grande tela. E para essas pessoas existem as faculdades de cinema, instituições que pretendem fazer com que talentos sejam aperfeiçoados.

Como é uma faculdade de cinema

Faculdade de cinema: como é e onde cursar Faculdade de cinema

Devido ao crescimento e avanços conquistados pelo cinema no país, aliado as produções de várias mídias e também a concorrência nas artes, deu-se falta de um profissional, devidamente qualificado, para poder atender as demandas existentes na área audiovisual. A faculdade de cinema, desta maneira, surgiu para dar escopo a estes interessados, amantes da sétima arte que pretender fazer disso uma profissão. A faculdade de cinema oferece vários campos de atuação para que o graduado possa escolher aquela que mais tem aptidão e interesses. Entre elas estão a edição, criação, documentários, programas publicitários, técnicas para criar animações, roteiro e redação do mesmo, e muito mais.

Faculdade de cinema:  onde cursar

O que aprender

Não existem muitas faculdades de cinema no país, sendo que as que existem oferecem o curso também como Audiovisual. Desta maneira, o estudante terá aulas de linguagem no cinema, fotografia, documentação, aulas de direção, gerenciamento, roteiro, redação, produção, som, montagem e até mesmo na operação dos equipamentos. A maioria das faculdades irá exigir que seus alunos façam estágios para poderem se aperfeiçoar e colocar os conhecimentos aprendidos em prática. Além do que já foi dito acima, o estudante na faculdade de cinema também irá cursar matérias sobre cultura, comunicação, sociedade e várias teorias. Isso irá agregar muito conhecimento e também terá uma ótima formação profissional.

Faculdade de cinema: como é

Onde cursar cinema

Existem alguns cursos de cinema no país em que os interessados podem aproveitar. Entre as faculdades de cinema estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Escolha pela faculdade de cinema que oferece melhores condições para os seus estudos, que seja mais próxima da sua casa ou ainda a qual você tenha maiores chances de cursar. Todas elas estão listadas no Guia do Estudante, e você poderá ser um ótimo profissional com este preparado no curso de cinema e audiovisual.

Confira Faculdade de cinema: como é e onde cursar

Dificuldades da área

Como bem se sabe, o profissional de cinema conta com algumas dificuldades em sua carreira. Mas não é apenas o formado, e também o próprio estudante. Primeiramente porque no país não existem muitas faculdades de cinema, o que limita a escolha pelo curso e faz com que muitos desistam. Outro motivo de desistência é que algumas faculdades de cinema são pagas, e as mensalidades não são baratas. Os equipamentos e itens utilizados, em alguns casos, são aquisições dos próprios alunos, o que encarece ainda mais o curso. Fora isso, ir para outra cidade, como São Paulo e Rio de Janeiro, pode ser inviável para muitos estudantes, que não tem condições financeiras de morarem em grandes centros. Por isso, a escolha do curso superior deve ser muito bem pensada, avaliando todos os prós e também os contras.

Pesquisar
Artigos Relacionados