Extrato INSS

Extrato INSS

Extrato INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social, ou previdência social como é popularmente conhecido, é o órgão responsável pelo pagamento de diferentes taxas em dinheiro para beneficiários em situações específicas, como pensões por falecimento, aposentadoria, auxílio em caso de doença, acidentes ou invalidez, entre muitos outros.

Esse é um direito extremamente importante para o cidadão, visto que em casos de emergência e impossibilidade de arrecadação de renda, pode ter acesso a esses benefícios – que são arrecadados pelos trabalhadores, através dos impostos, justamente para situações como essas. Ou seja, é como uma rede de proteção para não deixar aqueles que não podem trabalhar temporariamente sem formas de prover para a família.

Em outros casos, o INSS envolve o cuidado por aqueles que já contribuíram ou ainda dependem de alguma forma de outras pessoas para complementar a renda familiar, como é o caso de auxílio a aposentados (que já contribuíram por um bom tempo e não estão em condições físicas, mentais ou de saúde para continuar trabalhando) ou então a pensão por morte (trabalhadores que morreram, mas eram os únicos responsáveis e possuíam dependentes).

Possíveis problemas

Com a população ficando cada vez mais idosa por mais tempo (aumento da longevidade dos cidadãos, que morrem em uma idade mais avançada – antes a expectativa de vida era entre cinqüenta e sessenta anos, hoje é entre setenta e oitenta), mais pessoas irão precisar do auxílio da previdência, o que significa que ou as taxas de contribuição devem aumentar ou então o benefício deve diminuir em valor.

Por essa razão, muitas pessoas – especialmente das classes alta e média – começaram a optar pela previdência em forma privada, dessa forma pagando taxas extras em planos contratados por bancos ou agências financeiras. Com isso, futuramente, receberão o equivalente ao valor pago de volta mensalmente durante a fase idosa da vida, além de eventualmente receber o valor pago obrigatoriamente para a previdência social pública, em um valor menor.

Extrato do INSS

Para conseguir visualizar e imprimir o extrato do seu pagamento do INSS é preciso entrar na página oficial da previdência, no sistema do Dataprev e preencher os seguintes dados: número do benefício (sem barras ou pontos), a data de nascimento (ex: 16/03/2012), o nome completo do beneficiário e o número do documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sem barras ou pontos. É possível também fazer a consulta através do site do Banco do Brasil ou nas redes bancárias de auto atendimento da bandeira, desde que você tenha conta no banco.

Através do telefone de zero oitocentos da Previdência Social, também é possível obter número de senha para atendimento no caso de consultas específicas, solução de dúvidas e solicitar inclusão ou exclusão de determinados benefícios. Basta entrar na página oficial do Ministério da Previdência para obter mais informações sobre todas essas questões e evitar permanecer em filas.

Caso deseje incluir, alterar ou excluir benefícios, saiba os documentos necessários para o processo: registro do trabalhador na empresa atual, carteira de trabalho, ficha financeira, contra cheque ou recibos, documentos do FGTS, comprovação de vínculo com a empresa. Para trabalhadores autônomos ou domésticos, exige-se certificado de sindicato, relação de recibos e qualquer outro comprovante de trabalho.

Fotos

Extrato INSSExtrato INSS
O extrato pode ser acessado via internetO extrato pode ser acessado via internet
INSSINSS

GD Star Rating
loading...
Extrato INSS, Nota: 3.6 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados