Exame Supletivo 2012

links patrocinados

Exame Supletivo 2012

Exame Supletivo 2012

O Ensino Supletivo se caracteriza por realizar o cumprimento de algumas fases escolares de um adulto ou mesmo adolescente para que ele avance em determinadas categorias e aprenda os conteúdos disponíveis – como é o caso do ensino fundamental, ensino médio e assim em diante. O supletivo vem ganhando bastante destaque a partir de iniciativas do governo federal de ampliar a educação para essas pessoas em situações bem específicas: na maioria, não puderam se manter nos estudos por não terem condições financeiras ou mesmo terem de se dedicar para outras atividades impedindo a continuidade na escola.

A ideia é que essas pessoas aumentem a auto estima e também os seus conhecimentos e raciocínio lógico a partir do aprendizado, ainda que tardio. Geralmente são pessoas entre trinta e sessenta e cinco anos, boa parte tem contato com o ambiente rural ou com profissões que exijam, naturalmente, mais do esforço físico do que da reflexão. Os supletivos servem para embasar e melhorar a compreensão de matérias consideradas básicas e que se utiliza no dia a dia, como a matemática (envolvendo cálculo de preços, economia do lar, juros), química (composições de substâncias, compreensão da relação entre misturas, estados físicos de matérias), biologia (classificação de animais e plantas), física (aceleração, mecânica básica, termologia, elétrica).

Além disso, as matérias de humanas contribuem muito para um melhor entendimento das questões sociais, como a história do Brasil desde a colonização até hoje, as relações geopolíticas atualmente, bem como atividades de escrever e interpretar textos. Em sua grande maioria, entretanto, os supletivos se concentram nas duas principais matérias: matemática e português. Isso ocorre por serem as mais utilizadas na rotina dos cidadãos, como ler informações importantes (desde placas de ônibus até a manchete do jornal na banca) e fazer contas básicas (cálculo de troco, por exemplo).

Mais informações

Atualmente, quase todas as cidades brasileiras contam com algum tipo de centro ou mesmo atividades voluntárias para ensino de supletivo, em alguns casos a preços bem modestos ou mesmo gratuitos. Os professores que ensinam as matérias podem trabalhar em outros locais e realizar as aulas de forma voluntária ou são estudantes ou recém formados querendo experiência. Isso também contribui para que haja um laço social entre a turma, que está na mesma fase da vida e passou pelas mesmas dificuldades, bem como do professor em realizar atividades diferenciadas levando em conta a realidade desses indivíduos.

Também é indicado que quem conhece pessoas necessitadas desse tipo de atividade – possuem, portanto, interesse em ampliar a questão educacional, ainda que quando jovens não –, incentive ou recomende locais onde essa pessoa pode ser ajudada. Uma boa dica pode ser visitar escolas públicas (municipais ou estaduais), bem como sindicatos de professores, instituições federais de ensino, entre outros exemplos. Podem ser os locais onde serão realizadas ou divulgadas as aulas de supletivo para o ano de 2012.

Essa é uma forma relativamente lenta, porém efetiva, de fazer com que todo o cidadão brasileiro complete pelo menos o ensino médio, aumentando o nível de escolaridade de todo o país.

Fotos

Confira Fotos do Exame Supletivo 2012:

Exame Supletivo 2012Exame Supletivo 2012
O Supletivo é a alternativa para quem não terminou os estudosO Supletivo é a alternativa para quem não terminou os estudos
ExameExame

Pesquisar