Exame OAB

links patrocinados

Exame OAB

Exame OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, mais conhecida pela abreviação OAB, é o órgão responsável por regular a advocacia em todo o território brasileiro. A entidade foi instituída em 1930 e a partir deste ano a profissão de advogado foi regulamentada e ficou determinado que para exercer a profissão era necessário cursar e concluir Direito em uma instituição de ensino superior. Além disso, ficou estabelecido que só poderiam advogar aqueles que obtivessem a licença, esta concedida após a aprovação do candidato no exame da OAB, conhecido também como exame da ordem.

Sobre a Ordem dos Advogados do Brasil

A OAB é formada atualmente por um Conselho Federal, com sede em Brasília, responsável por centralizar as decisões do órgão em todo o país, Conselhos Seccionais, com sede em cada estado brasileiro e responsáveis por exercer as funções do Conselho Federal nas unidades federativas, Subseções, tidas como órgãos regionais e Caixas de Assistência dos Advogados, responsáveis por prestar assistência aos inscritos em cada Conselho Seccional.

A Ordem dos Advogados brasileira também conta com diversas comissões, que visam atender aos direitos dos advogados e de todos os cidadãos do país. Há comissões dos mais diversos temas, como advocacia pública, direito ambiental, educação jurídica, relações internacionais e promoção da igualdade, além de comissões especiais, estas com atuação menos abrangente e mais focada em um segmento da sociedade, como crianças e adolescentes, público LGBT, consumidores e pessoas com deficiência.

Datas Exame OAB

Sobre o exame da OAB

Todos os anos a OAB aplica, em três situações, o exame da OAB, criado para avaliar os recém-formados e garantir a eles o direito de exercerem a profissão caso aprovados. Os bacharéis em Direito são submetidos a duas provas, aplicadas em dias diferentes e ambas com caráter eliminatório. A primeira é composta por oitenta questões de múltipla escolha sobre Direitos Humanos, Código do Consumidor, Direito Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Internacional e estatuto da OAB e da advocacia. Apenas os candidatos aprovados nesta prova podem realizar a segunda, esta de caráter prático-profissional.

No momento da inscrição os candidatos devem escolher a área jurídica na qual desejam realizar a prova prático-profissional. Entre as opções estão Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Penal, Direito Empresarial ou Direito Tributário. No dia da prova os candidatos precisam redigir uma peça profissional e aplicar quatro questões sob a forma de situações-problema compreendendo a área de atuação escolhida.

OAB Exame

Outras questões referentes ao exame

Podem prestar o exame da OAB os alunos do último ano da graduação, além de bacharéis já formados e que ainda não tenham conseguido ser aprovados no exame anteriormente. Após a divulgação do resultado, os candidatos aprovados devem comprovar que estão matriculados no último ano e que suas formaturas só dependem da colação de grau. Devem também entregar RG, título eleitoral, CPF e diploma, certificado de colação de grau ou declaração fornecida pela instituição de ensino superior na qual o candidato estuda que comprove que o mesmo está cursando ou cursou Direito no local.

Conteúdo Exame OAB Provas Exame OAB

Vídeo Exame OAB

Confira um vídeo sobre como ir bem no exame da OAB

Pesquisar
Artigos Relacionados