Exame OAB 2012
Exame OAB 2012
Sobre o Exame OAB 2012
A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, é uma entidade que representa os advogados no Brasil. Também é responsável pela regulamentação da profissão no país. É a entidade máxima no território brasileiro, sendo que existem os Conselhos Seccionais, subsecções, como será explicado a seguir.
História da OAB no Brasil
No ano de 1843, a Ordem tem sua criação prevista pelo Instituto dos Advogados do Brasil, entretanto somente em 1930 é que foi definitivamente criada a Ordem dos Advogados, através do decreto nº 19.408, datado em 18 de novembro do corrente ano. Quem lavrou o decreto foi o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que tinha acabado de ser elevado ao poder através da Revolução de 30, um mês antes do decreto, em 03 de outubro. Getúlio formou-se bacharel em Direito no Rio Grande do Sul e exerceu a advocacia antes de se dedicar a vida pública.
Termo Ordem
O termo ordem, advinda da cultura francesa, está inteiramente ligada à Idade Média. Também é compreendida como uma série de mandados que determinam a maneira de viver, com o devido reconhecimento do clero, igual a outras ordens como por exemplo a ordem de cavalaria e a Ordo Clericorum.
Com a Revolução Francesa, veio também a extinção de várias corporações profissionais. Entretanto, a tradição manteve forte o culto da palavra ordem, fazendo com que se mostrasse de modelo para outros países como por exemplo Portugal e de quebra o Brasil.
A Ordem dos Advogados do Brasil, está apresentada como uma autarquia federal, com o caráter corporativista, igualmente aos conselhos Federais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e o de Medicina. Sua constituição no Brasil é feita de seções fixadas em cada estado brasileiro.
Como a Ordem está Organizada no Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil está apresentada por um conselho federal, que é responsável pela política adotada da instituição em todo o Brasil. As Seções da Ordem estão localizados em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal. Ainda existem várias subseções nos principais municípios do país.
Exame OAB 2012
O exame da OAB é famoso por seu alto nível em suas provas e por ser prescindível para que o bacharel em direito exerça a profissão de advocacia. Em 2012 apesar das datas não terem sido informadas ainda, o exame deve seguir os mesmos critérios anteriores.
OAB PR Resultado Exame 2011
Para que um bacharel em Direito possa exercer a advocacia é preciso que ele passe pelo Exame da OAB. O filtro que seleciona os melhores profissionais é criticado por uns e elogiado por outros pelo mesmo motivo: o fato de o índice de aprovação ser pequeno. No Paraná, a seccional realiza três testes por ano. Em 2011, o calendário está previsto para março, agosto e dezembro. O resultado deve ser divulgado num prazo de até 10 dias após a correção das provas.
É estipulado pela regulamentação do Exame da OAB no Paraná que o teste consistirá de provas escritas, sendo uma objetiva e uma prático-profissional. A aplicação e correção dos testes são feitos por advogados que precisam, obrigatoriamente, ter um mínimo de cinco anos de prática da advocacia.
Os meses em que os exames são realizados (março, agosto e setembro) já estão determinados no próprio regulamento. As provas acontecem sempre nos mesmos dias em diversos municípios do Estado.
As inscrições devem ser feitas pelos bacharéis de 30 a 10 dias antes da aplicação das provas. A inscrição deve ser feita diretamente na subseção da OAB do município.
Para 2010 ainda será realizado o Exame do mês de dezembro. Em 2011, os três testes serão aplicados em datas ainda não divulgadas.
Prova OAV PR Resultado Exame 2011-08-16
Para a seleção, a prova do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é realizada pela FGV Projetos (Fundação Getúlio Vargas). A entidade é responsável pela aplicação e também pela divulgação dos resultados. A prova em si é elaborada pelos advogados associados a Ordem.
A primeira fase da prova é composta por 80 questões de alternativas multiescolha. O conteúdo faz referencia ao que é aprendido durante o curso de graduação em direito. Os candidatos inscritos devem ficar atentos a correção. Para a prova, é possível copiar o gabarito e depois corrigi-lo para ter uma ideia da pontuação. Em alguns casos, algumas questões são anulada. Nesse caso, a pontuação é acrescida a todas.
Já na segunda parte da prova, somente os candidatos que foram convocados podem participar. Essa etapa é composta por uma peca prático-profissional que deve ser desenvolvida pelos bacharéis. Além disso, é necessário responder a outras quatro questões discursivas.
Exames anteriores
Quem deseja participar do Exame pode acessar o site da OAB PR e fazer o download das prova anteriores. La estão disponíveis na integra o conteúdo e as respostas. Esta é uma boa forma de ir estudando, treinar e ainda observar o estilo da prova bem como ver quais são os temas mais comuns.