Estudo à distância

Estudo à distância

Estudo a Distância

Os cursos a distância cresceram muito nos últimos cinco anos no Brasil. Para poder competir com os cursos presenciais, o estudo a distância precisou se redefinir e priorizar a qualidade. Há muito preconceito quanto ao estudo a distância, principalmente porque as pessoas acreditam na presença física do professor, mas a realidade já começou a mudar.

Vantagens do Estudo a Distância

O estudo a distância possui grandes vantagens em relação ao ensino presencial. As pessoas agora podem programar melhor seu tempo de estudo independente do grupo a que estão inseridos. Há prazos e programação bens restritos, mas o aluno pode escolher a melhor forma de estudar. O foco do estudo a distância está totalmente na aprendizagem do aluno, e não mais em cumprir meramente as demandas da instituição.

Ensino a distancia

O estudo a distância foi possibilitado pelo avanço da tecnologia e dos meios de comunicação. O estudo a distância possui ferramentas e recursos que muitas vezes não é possível em uma aula presencial: plataformas, vídeos, bibliotecas digitais imensas, jogos interativos que propõem situações práticas de aprendizagem, etc. Além disso, aulas e palestras de professores renomados podem ser acompanhadas em tempo real, mesmo que o aluno não possa estar presente no mesmo local.

Muitas pessoas alegam que a principal perda do estudo a distância é a falta de contato com outros alunos e mesmo com os professores. Estas situações tem se desmitificado, pois como os alunos estão nas mais diferentes partes do Brasil (e até do mundo), o networking geralmente é bem maior e a troca cultural é mais rica.

Não ter o professor presencialmente não significa não estar em contato com o mesmo em tempo real e não ter ótima orientação em seu processo de ensino-aprendizagem.

Como estudar a distância

Cursos do Estudo a distancia

Estudar a distância exige do aluno um comprometimento muito grande com suas próprias metas. Há datas a serem cumpridas e diversos conteúdos a serem entendidos. O foco do estudo a distância está no aluno.

É interessante que o aluno já tenha uma noção mínima de informática e de alguns recursos virtuais – isso o ajudará muitíssimo. Se o seu objetivo é estudar por conta própria um conteúdos qualquer – para fins profissionais, acadêmicos ou por curiosidade -, pode fazê-lo através de cursos livres ou estabelecer você mesmo uma programação. Muitas pessoas que prestam concursos estudam desta forma, com êxito. Há muitas opções de cursos de atualização e formação pela internet, das mais diversas áreas.

Se o seu objetivo é cursar a graduação ou se especializar em determinada área, pode optar por um dos diversos cursos ofertados por instituições de ensino de todo o país. Há polos presenciais em que periodicamente o aluno se apresenta para realizar atividades.

Legislação do estudo a distância

Aprendizado a distancia

O estudo ou ensino a distância é regulamentado pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), além dos seguintes decretos: Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005; pelo Decreto nº 5.773, de maio de 2006; pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e pela Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007.

Cursos

Há diversos cursos de formação, graduação e especialização oferecidos por diversas instituições de ensino brasileiras. O importante é pesquisar bastante para não firmar um contrato de longo prazo com empresas que não estão muito comprometidas com a qualidade do ensino.

Há diversos cursos livres em universidades americanas, europeias e asiáticas, consideradas as melhores do mundo, em que o aluno pode entender melhor como funciona o estudo a distância.

Cursos de formacao Vantagens do Estudo a distancia

GD Star Rating
loading...
Estudo à distância, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados