Estruturas EESC

links patrocinados

Estruturas EESC

Estruturas EESC

Sobre as Estruturas EESC

Ao mesmo tempo em que a maioria das instituições de ensino superior conseguem ofertar cursos de graduação e pós-graduação em diversos setores do conhecimento, outras preferem valorizar uma área do conhecimento específica. Desse modo, quem escolhe trabalhar com a segunda opção tem a garantia de que tanto os profissionais quanto os alunos vão estar voltados ao setor escolhido, ao invés de seguirem para outros departamentos.

Oportunidade de graduação

No caso das engenharias, o campo é considerado técnico e minucioso por si só. Normalmente, quem entra em um curso de alguma engenharia deve estar preparado para realizar diversas contas, equações matemáticas, questões de raciocínio lógico e entender que o resultado deve ser sempre o exato, sendo que essa área não aceita a subjetividade.

Quem decidiu que quer tentar uma profissão na engenharia pode procurar pela Escola de Engenharia de São Carlos, a EESC. No total, são 10 cursos de graduação em engenharia ofertados pela Escola, sendo que todos juntos chegam ao total de 535 vagas por ano.

Para se ter uma ideia, os cursos oferecidos pela EESC são: Engenharia Aeronáutica; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia Elétrica/Eletrônica; Engenharia Elétrica/Sistemas de Energia e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Produção Mecânica; e Engenharia de Materiais e Manufatura.

Interdisciplinaridade constante

Além das opções em cursos de graduação oferecidos pela EESC, a instituição conta com o Departamento de Engenharia de Estruturas. Por as engenharias compartilharem alguns conhecimentos que são necessários para qualquer opção das suas graduações, independente da especificidade da engenharia, a questão das estruturas é ministrada em vários cursos.

Desse modo, a administração do Departamento de Estruturas ressalta como a maior parte das suas disciplinas são ministradas na engenharia civil, mas quase todas do campus da EESC contam com alguma aula do seu setor. No caso da civil, a EESC divide o aprendizado em dois períodos. Aquele que é chamado de profissionalizante é o qual conta com a participação do Departamento de Estruturas.

Além deste, o período profissionalizante precisa também da participação do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), do Departamento de Transportes (STT), do Departamento de Geotecnia (SGS) e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (SAP).

 

Biblioteca EESC

Biblioteca EESC

Sobre a Biblioteca EESC

O site da Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma ferramenta para todos os alunos que procuram os livros, artigos, e publicações disponíveis. Todos os alunos matriculados nos cursos de engenharia da instituição tem o direito de fazer retirada do material disponível. A escola tem como atribuição o acesso à informação ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de atuação da (EESC).

Com o acesso ao site, os alunos podem ficar informados sobre os horários especiais de férias da Biblioteca para o período de julho de 2011. É possível conhecer todos os livros que foram adquiridos recentemente através da Estante Virtual. A Biblioteca ainda informa sobre o Empréstimo Unificado da USP, que começa em fevereiro de 2012, aonde todos os alunos poderão retirar livros das 43 Bibliotecas do SIBi, utilizando o cartão USP.

Outro recurso interessante é o atendimento online, aonde os estudantes podem tirar dúvidas sobre livros, disposição e datas de entrega e atendimento. O aluno registrado pode enviar a sua mensagem e ser respondido na hora. Quando o atendimento se encontra offline também pode deixar uma mensagem e aguardar a respostas quando ele voltar a funcionar.

Unidades da Biblioteca EESC

Nos campus da Universidade de São Carlos, os alunos contam com os serviços de mais de quatro bibliotecas que são: Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e o Cultural (CDCC).

Todos os alunos da Universidade podem acessar os recursos de outras bibliotecas da Universidade de São Paulo, como a Biblioteca da Área de Ciências Humanas, Biblioteca da Área de Ciências Exatas e Tecnologia e a Biblioteca da Área de Ciências Biológicas. A lista de endereços e horário de funcionamento está disponível na página da Biblioteca da EESC.

Consulta de Acervo

Os alunos podem fazer a consulta de acervo disponível na Escola de Engenharia de São Carlos e outras universidade. Estão disponibiliza a consulta do Catálogo Coletivo Nacional (CCN), que contém as revistas científicas disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Da Dedalus (EESC), publicações de livros, teses, produção científicas realizadas pelos alunos e professores da EESC). Consulta a Dedalus Global, com todo o acervo de todas as Bibliotecas da Universidade de São Paulo.

Também estão disponíveis a consulta a Unibibli, que contém o acervo da USP, UNESP e Unicamp. Outras bibliotecas como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações brasileiras, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – USP, Biblioteca Nacional Digital e NDLTD, que contém todas as teses digitais do mundo, estão disponíveis para consulta.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados