ESAF Receita Federal

links patrocinados

ESAF Receita Federal

ESAF Receita Federal

A Receita Federal, uma secretaria federal subordinada ao Ministério da Fazenda do Brasil, tem como objetivo controlar e administrar os tributos pagos por cidadãos e estabelecimentos (pessoas jurídicas), bem como investigar e punir envolvidos em sonegações de imposto, promoção à pirataria, contrabandos em geral, tráficos de drogas e de animais silvestres, entre outras atividades.

Criado através de decreto no ano de 1968, o órgão que conhecemos hoje pela Secretaria da Receita Federal no Brasil apenas substituiu a Diretoria Geral da Fazenda, criada em 1934 por Getúlio Vargas. Na década de sessenta, foi proposta a junção da Receita Federal com a Receita Previdenciária, o que resultou numa facilidade maior de acompanhar processos, diminuindo também a burocracia e unindo forças investigativas.

Algumas outras funções que envolvem a Receita Federal são: fazer com que os tributos sejam distribuídos de forma justa e de acordo com as necessidades sociais dos diferentes setores da sociedade, criar sistemas fáceis de consulta e entrega de relatórios sobre os tributos de cada cidadão, divulgar informações e campanhas para incentivar a transparência fiscal e o conhecimento dos impactos positivos dos impostos nos projetos sociais governamentais, propor descontos fiscais caso as empresas participem de programas educacionais ou sociais que melhorem a realidade local ou regional, fiscalizar e analisar valores de transferência e preços de exportação e importação de produtos.

ESAF

São vários os funcionários da Receita, com atividades diferenciadas, mas devido à estabilidade da vaga e o bom salário, com alguns benefícios inclusos, para conseguir trabalhar é preciso passar no concurso público da Receita. Para preparar esses profissionais no sentido de terem um foco mais ligado aos processos tributários em nível federal, existe a Escola de Administração Fazendária (a ESAF), que capacita os interessados. A gestão de finanças públicas é uma função de extremo respaldo, portanto o processo seletivo para a contratação é bem puxado.

A ESAF foi fundada no ano de 1945, porém o Centro de Treinamento ligado à receita só surgiu em 1967, sendo que a institucionalização da escola veio quase dez anos depois, em 1975. Com as finanças públicas em foco, as áreas de atuação de ensino envolvem: tecnologia de informação, educação fiscal, cursos de extensão, administração fiscal, intercâmbio e cooperação técnica, além do recrutamento e seleção para atuação direta no órgão.

Mais informações

Com sede no Distrito Federal, a ESAF tem capacidade para mais de mil e setecentos alunos, sendo que há vagas para mais de duzentos e oitenta com alojamento. A estrutura também envolve quatorze salas de aula (capacidade para aproximadamente quinhentos alunos), seis salas de informática, um auditório com capacidade para trezentos e cinqüenta pessoas e cabines de tradução, biblioteca com oito mil volumes e refeitório para até quatrocentas pessoas.

Além disso, oferece serviços de conveniência como caixas eletrônicos, lanchonete, estacionamentos espalhados por toda a área, praça de esportes (para práticas de tênis, vôlei, basquete, bilhar, xadrez, além das modalidades de salão, campo e areia de futebol), sauna, churrasqueira, pista de cooper, entre outras opções. Atualmente, dependendo da função desejada, a vaga do concurso público pode variar o salário inicial entre três mil e sete mil reais.

Fotos

Confira Fotos da ESAF Receita Federal:

Escola de Administração FazendáriaEscola de Administração Fazendária
ESAFESAF
A ESAF foi fundada no ano de 1945A ESAF foi fundada no ano de 1945

Pesquisar
Artigos Relacionados