Equipes mais antigas da Fórmula 1

links patrocinados

Equipes mais antigas da Fórmula 1

A Fórmula 1 é a competição mais popular do mundo do automobilismo. Sua primeira temporada aconteceu em 1950, após a profissionalização das corridas europeias conhecidas como “grandes prêmios”. A primeira prova foi disputada na Inglaterra, em Silverstone, no circuito que existe até os dias atuais.

Primeiras temporadas

Equipes mais antigas da Fórmula 1 Conheça as Equipes mais antigas da Fórmula 1

Inicialmente, as temporadas de Formula 1 eram muito mais curtas do que hoje. Em 1950, por exemplo, apenas seis grandes prêmios compunham a temporada: Inglaterra, Suíça, Bélgica, Mônaco, Itália e França. Podemos perceber que, no começo, a Fórmula 1 era completamente dominada pela Europa. Posteriormente foi acrescentado o GP de Indianápolis, nos Estados Unidos, o que iniciou a mundialização da categoria.

Apesar do domínio europeu, foi um piloto argentino que se destacou nos primeiros anos da categoria: Juan Manuel Fangio conquistou seu primeiro título em 1951 e outros quatro entre 1954 e 1957. Neste período, o argentino correu por quatro equipes: Maserati, Alfa Romeo, Ferrari e Mercedes. Destas, apenas duas ainda se mantêm na Fórmula 1. Conheça, abaixo, outras equipes tradicionais da categoria.

Fórmula 1

Equipes antigas da Fórmula 1

A Fórmula 1 já teve centenas de equipes ao longo dos anos. Algumas delas, como Dallara, Coloni, Boro e Eifelland se perderam na história, sendo praticamente desconhecidas de quem não é fã do esporte. Outras, entretanto, marcaram – e ainda marcam – história. É o caso da Ferrari, a equipe mais antiga a ter conquistado um título da Fórmula 1. A escuderia é a mais antiga da modalidade, participando de grandes prêmios de maneira ininterrupta ao longo dos anos. Por isso, a Ferrari lidera com folga o ranking de títulos de equipes, com 16 conquistados.

Outra equipe antiga da Fórmula 1, que ainda está em atividade, é a McLaren. Atualmente, a “flecha de prata” ocupa a terceira posição na lista dos maiores vencedores da categoria, com oito títulos conquistados. O primeiro triunfo da McLaren, entretanto, veio apenas em 1974, 13 anos após o primeiro título da rival Ferrari.

Equipes mais antigas da Fórmula 1

Outras equipes de destaque

Outra equipe de destaque entre as mais antigas que ainda estão em atividade é a Williams, vice-líder do ranking de títulos. A equipe britânica tem nove conquistas, sendo que a primeira aconteceu em 1980. Apesar do grande número de campeonatos conquistados, a Williams não vence uma temporada desde 1997.

Por fim, merece destaque também a Lotus, que conquistou seu primeiro título em 1963 e, atualmente, ocupa a quarta posição no ranking de maiores equipes vencedoras da Fórmula 1. A Lotus passou vários anos fora da Fórmula 1, retornando recentemente. Contudo, seus resultados estão muito distantes daqueles anos de glória da equipe, entre 1963 e 1978.

Saiba quais as Equipes mais antigas da Fórmula 1

Equipes antigas que não existem mais

Há também aquelas equipes que se consagraram em outros tempos, mas não estão mais em atividade. É o caso, por exemplo, da Cooper, primeira bicampeã da Fórmula 1, com títulos em 1959 e 1960. Outra bicampeã que deixou de existir é a Brabham. As equipes Brawn, Benetton, Tyrrell, Matra, BRM e Vanwall têm um título cada. Todas elas já foram extintas.

Pesquisar
Artigos Relacionados