EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar

links patrocinados

Sobre EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar

EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar

O sonho de se tornar um profissional da aviação pode começar cedo. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, atua na cidade de Barbacena em Minas Gerais, formando os jovens para a profissão. O objetivo da EPCAR é a preparação dos jovens e adolescentes para a entrada no Curso de Formação de Oficiais da Aviação, da Força Aérea Brasileira. Esses jovens recebem na escola preparatória para cadetes do ar a intitulação de cadetes e junto a isso fazem o ensino médio regular.

Para entrar na EPCAR, escola preparatória de cadetes do ar é preciso ter determinação

A instituição é considerada uma das melhores escolas públicas do Brasil, segundo dados do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso a concorrência para entrar na EPCAR é grande. Anualmente a EPCAR oferece cerca de 200 vagas para novos alunos. A média de inscritos é de 13 mil candidatos por ano. Por isso é preciso muito preparo para tentar ser um cadete do ar. A prova é uma das mais complicadas do Brasil, e o processo é disputadíssimo. Nada que boas horas de estudo e determinação não consigam suprir.

O ensino na Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR

A metodologia de períodos é semelhante à do ensino médio regular nas escolas públicas pertencentes ao Ministério da Educação. São três anos de estudos e preparação em condição de internato, como no exército, por exemplo. Na EPCAR além das matérias comuns ao ensino médio, o aluno também recebe instruções nas áreas científicas e principalmente na área militar. O ensino é rígido, regado às regras de disciplina e comprometimento. É preciso ter certeza do que quer para o futuro para entrar na EPCAR.

Se o sonho é ser um profissional da aeronáutica, a EPCAR é a porta de entrada para o sucesso

Conseguindo passar no processo seletivo da EPCAR, Escola Preparatória para Cadetes do Ar, o aluno faz os três anos de ensino médio com os diferentes ensinamentos voltados à preparação para entrada no curso de formação da Força Aérea Brasileira. Ao término do período de formação dos cadetes do ar, o aluno que conclui o curso com aproveitamento bom recebe o certificado de conclusão do ensino médio comum. Além disso, tem a garantia de uma matrícula no Curso de Formação de Oficiais da Aviação da Força Aérea Brasileira. Para isso o aluno formando passa por alguns exames para verificar se está com boas condições de saúde, psicológicas e com um bom preparo físico. Se estiver tudo certo, o aluno pode se considerar a um passo de se tornar um profissional da Força Aérea Brasileira.

História da EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Sua atuação começou em 1949, preparando cadetes para o ingresso nos cursos da Força Aérea. O momento era favorável, pois o crescimento da tecnologia aérea era muito grande depois da primeira e segunda guerra mundial. A EPCAR ainda hoje é marcada pela construção imponente da sede, símbolo de rigidez e disciplina. Desde o começo da atuação da EPCAR, a escola tem mantido o foco de preparar alunos objetivando o ingresso deles no curso de formação de oficiais da aviação. A EPCAR sempre foi bem vista pela sociedade por repassar valores de cidadania aos seus alunos.

Fotos

Confira Fotos sobre EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar: Caças EPCAR Formação EPCAR Sede EPCAR Local das aulas EPCAR

Pesquisar
Artigos Relacionados