EPCAR 2011

links patrocinados

EPCAR 2011

EPCAR 2011

Sobre a EPCAR 2011

Por mais que o Brasil não seja um país que se envolve em guerras internacionais e conflitos bélicos, o Exército é uma instituição necessária para todas as nações. Um exemplo da importância que as Forças do nosso país representarem internacionalmente foi a presença de tropas brasileiras no Haiti após a devastação de Porto Príncipe, capital do país. Portanto, nem sempre o Exército está ligado a conflitos.

Importância nacional

Para quem deseja seguir carreira nesse seguimento, uma das opções é buscar o treinamento da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (EPCAR). Como o próprio nome sugere, a criação dessa vertente das Forças Armadas foi para dar maior suporte à equipe brasileira das Forças Aéreas.

A primeira turma da hoje conhecida EPCAR teve 201 alunos, sendo que naquela época a escola era chamada de Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar. Para o governo da época, que se dava no ano de 1949, a instalação da instituição foi uma grande conquista no sentido de aumentar o poderio militar brasileiro.

O prédio no qual a EPCAR se encontra é uma importante representação histórica que lembra o passado do nosso país. Diversas outras instituições importantes passaram por lá, fato que marca a presença de muitos nomes que são considerados referências para quem estuda no mesmo local hoje.

Seleção necessária

Por ser a maior instituição preparatória para ingressar nas Forças Aéreas, são ofertadas apenas 215 vagas para os alunos que desejam fazer parte do corpo de participantes. Para selecionar quem poderá ter seu aprendizado na EPCAR, um concurso é realizado como processo de seleção.

A instituição aceita somente homens nas suas instalações e tem como objetivo preparar os selecionados para Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv), que é vinculado à Academia da Força Aérea (AFA). Ao mesmo tempo, a EPCAR também ministra aulas que valem pelo ensino médio. Portanto, a responsabilidade da EPCAR não é somente no sentido de servir a AFA, mas também na preparação de cidadãos.

O site oficial da EPCAR publicada cada concurso que está aberto ou em andamento. Assim, os jovens garotos interessados em tentar ingressar na instituição podem se manter informados para concorrerem a uma vaga quando chegar o momento certo.

 

EWM Rio de Janeiro - RJ

EWM Rio de Janeiro – RJ

Sobre a EWM RJ

A EWM Aviation Ground School é um Centro de Treinamento em Aviação da Anac que tem como objetivo formar e capacitar profissionais com competência e habilidade para o mercado de trabalho na aviação civil. A escola existe desde 1980 e já recebeu o prêmio Quality Brasil reconhecendo a contribuição da Instituição para o desenvolvimento sócio-econômico do País, valorizando o produto nacional.

Cursos

A EWM oferece diversos cursos. Para quem quer atuar no Aeroporto, a EWM oferece o curso Despachante Operacional de Vôo em que o profissional fica apto para trabalhar nesta função em qualquer aeroporto do Brasil e do mundo. Requer ensino médio completo e idade mínima de 21 anos, até a data de conclusão do primeiro módulo.

Outro curso disponibilizado pela EWM é o de Comissário de Bordo, em que o profissional fica apto para trabalhar no interior dos vôos. As exigências para a mtrícula neste curso são várias. É preciso ter o Ensino médico completo, fluência em outro idioma, as moças precisam ter altura mínima de 1,65m e máxima de 1,80m e os homens 1,65m mínimo e 1,85m máximo.

Para ser comissário de bordo, é preciso ter idade de 18 a 35 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, pele sem manchas ou marcas e ser bastante sociável. Além dessas exigências, é preciso estar com todos os exames em dia, alem de apresentar um check-up completo antes de iniciar o curso que tem duração de quatro meses.

A EWM oferece ainda o curso de Técnico em Manutenção de Aeronaves. Este curso tem duração de 18 meses, requer Ensino Médio Completo e idade mínima de 18 anos. O curso é reconhecido pela ANAC, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

E por fim, a EWM ministra cursos de pilotagem. Tem curso para piloto privado de avião, helicópteros, piloto comercial de avião, além de cursos de capacitação para quem já é piloto. Como por exemplo o curso que oferece treinamento para aviação internacional e capacitação para a eliminação dos erros humanos e como contorná-los.

No Rio de Janeiro, a EWM se localiza na Avenida Franklin Roosevelt, número 84. Telefone: 21-22201900.

Pesquisar