ENEM

links patrocinados

ENEM

A prova do ENEM foi realizada recentemente, com maior especificidade, nos dias 26 e 27 de outubro, entretanto, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre os porquês dessa prova e quais serão os resultados que está poderá propiciar. PROUNI, FIES, Conclusão do Ensino Médio e SISU, com certeza você já deve ter ouvido falar sobre todos estes temas, entretanto, sabe diferenciar cada um destes? Sabe dizer qual serve para realizar tal coisa? Possivelmente não.

Confira mais

ENEM ENEM - saiba mais

Finalidade de Conclusão do Ensino Médio é muito interessante, pois esta permite que milhares de brasileiros adquiram seus diplomas de conclusão do Ensino Médio sem que precisem voltar para dentro da sala de aula. Para adquirir seu diploma através do Exame Nacional do Ensino médio, o estudante precisa deixar esta opção esclarecida na sua inscrição para o ENEM, caso não o faça, não poderá recorrer a esta após a realização da prova. Além disso, o estudante deve ter, pelo menos, 18 anos de idade e atingir 450 pontos em cada uma das quatro matrizes curriculares (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e sua Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias) e 400 pontos na prova de Redação.

Conheça o ENEM

O SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) tem o objetivo de unificar o processo de seleção de todas as universidades federais do país, para isso, o único critério de seleção é o ENEM, através desta nota, se estabelece uma nota de corte em todos os cursos de todas as universidades federais brasileiras, desta forma, digamos que haja 3 vagas para ingressar em uma universidade X e três pessoas interessadas nessa vaga tiraram notas acima de 750, sendo esta, a menor nota cadastrada, ou seja, quanto maior é a nota dos alunos inscritos em determinado curso, maior será a nota de corte deste curso nesta determinada instituição.
Muitas universidades federais já se adaptaram ao SISU, abrindo 100% das suas vagas através do ENEM, outras abriram apenas parte de seu quadro de vagas, porém, a tendência é que o número de vagas dispostas pelo SISU cresce a cada ano.

Confira o ENEM

FIES

FIES é um financiamento estabelecido pelo Governo Federal que tem a intenção de dar a oportunidade de estudo a dezenas de milhares de estudantes que sonham em estudarem em universidades particular por questões como a infraestrutura e corpo docente. Este financiamento cobra um jurus muito baixo em comparação com os demais financiamentos monetários, este é de 3,4% ao semestre. O estudante poderá financiar de 25 até 100% as suas mensalidades, este deverá estabelecer um plano de pagamento, em que indicará quantos anos após o término da faculdade o aluno começara a pagar e quando deverá terminar.

ENEM  - confira mais

PROUNI

O Programa Universidade para Todos é um programa governamental que tem o intuito de dar a oportunidade de estudo a milhares de brasileiros que realizaram seus estudos em escolas públicas e não tem condições de pagar uma universidade particular. Este programa é muito justo, pois além de amparar estudantes que estejam à margem da sociedade, ele ainda permite que os alunos estudem na universidade particular da escolha do aluno.

Pesquisar
Artigos Relacionados