ENEM Resultado

links patrocinados

ENEM Resultado

ENEM Resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido pelas siglas Enem, é uma prova que foi criada no ano de 1998. O exame foi criado pelo Ministério da Educação do Brasil é o objetivo dela é ser utilizada como uma ferramenta capaz de avaliar como está a qualidade, em um quadro geral, do ensino médio em nosso país.

Recentemente, o Enem passou a ser usado também como uma prova que possibilita o acesso ao ensino superior em diversas universidades públicas do Brasil através do SiSU, sigla para Sistema de Seleção Unificada.

Considerado o maior exame de todo o território nacional, o Exame Nacional do Ensino Médio conta com mais de 4,5 milhões de inscritos anualmente que são divididos em quase 1.700 cidades de todo o Brasil.

Outra característica do Enem é que ele também é realizado por aqueles estudantes que desejam adquirir bolsas integrais ou parciais em universidades particulares. Isso pode ser feito graças ao ProUni, que é o Programa Universidade para Todos.

Desde o ano de 2009, outra funcionalidade do Enem foi criada – o exame passou a ser aceito também como certificação de conclusão do ensino médio em relação aos cursos EJA, Educação de Jovens e Adultos, que é o antigo supletivo. Dessa forma, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido pela sigla Encceja, foi substituído pelo Enem a partir daquele ano.

Sobre o novo Enem

No ano de 2009, o ministro da educação, Fernando Haddad, lançou uma proposta de unificar o vestibular das universidades federais do Brasil com as provas do Enem, que passariam a ter um novo modelo.

Um dos argumentos do MEC era que, com o vestibular tradicional, muitos candidatos ficavam em situação desfavorecida por não poderem se locomover pelo território nacional para realizarem as provas das universidades federais. Com esse novo modelo, os estudantes passaram a ter mais facilidade na hora de realizar os exames que davam acesso às universidades de suas escolhas.
Outro argumento é que, dessa maneira, um exame nacional unificado passaria a ser uma ferramenta de extrema importância capaz de definir a política educacional e os conteúdos que deveriam ser ensinados durante o segundo grau.

Resultado do Enem 2010

O resultado do Enem que foi realizado no ano de 2010, saiu no começo do mês de janeiro de 2011 e o candidatos que foram aprovados através do sistema SiSU já ocupam os seus lugares conquistados.

No mês seguinte, fevereiro do ano passado, foram divulgadas as segunda e terceira chamadas e, dessa forma, as vagas remanescentes foram preenchidas de acordo com a lista de espera.
Para os interessados que desejam rever o desempenho individual que tiveram no exame de 2010 e a posição que ficaram na lista classificatória, basta acessarem o site do SiSU e informarem ao sistema o número de inscrição do Enem 2010 e a senha.

Fotos

Enem ResultadoEnem Resultado
Exame Nacional do Ensino MédioExame Nacional do Ensino Médio
Provas do EnemProvas do Enem

Enem 2011 Provas

Enem 2011

Sobre o Enem 2011

Todo aluno do último ano do Ensino Médio ou que já o tenha concluído pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 1998 para medir o aprendizado do aluno do Ensino Médio, hoje a prova do Enem é a principal forma que a população tem para ingressar em Instituições de Ensino Superior através do Programa Universidade para Todos, do Governo Federal.

O Prouni reserva vagas em Instituições particulares e os inscritos recebem bolsa parcial ou integral para cursar, conforme a nota da prova. Além disso, muitas Universidades Púbicas já aderiram a nota do Enem como complementar ao vestibular, ou como primeira fase. A UFRJ já anunciou que irá abolir ao vestibular e utilizar apenas a nota do Enem.

Inscrições e provas

Em 2011, as inscrições do Enem tiveram início em 23 de maio e foram até 10 de junho, sendo que os inscritos tinham até 13 de junho para pagar o boleto. A taxa é de R$ 35,00 e é cobrada apenas de quem não estuda em colégio público ou não comprovou carência. As provas serão realizadas em 22 e 23 de outubro. As inscriçoes puderam ser feitas exclusivamente pela internet.

Este ano o Enem bateu recorde de inscrições. Foram mais de 6 milhões de inscritos sendo a maior parte da região Sudeste do país. O Nordeste foi a segunda região com maior número de inscritos, seguido pela região Sul, Norte e Centro-Oeste.

A prova do Enem deste ano continua com o modelo de 2010. Serão 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Além de conhecimentos gerais, o Enem agora também tem questões de língua estrangeira, escolhida no momento da inscrição.

Problemas nos Exames passados

Por dois anos consecutivos o Exame Nacional do Ensino Médio teve problemas para a realização da prova. Em 2009, uma prova vazou da gráfica onde estava sendo impressa e as provas tiveram que ser adiadas. Já em 2010, os exames foram impressos com questões repetidas, problema nos gabaritos, entre outras confusões. O Ministério da Educação resolveu dar uma segunda chance para as pessoas que foram prejudicada pelos erros.

No entanto, devido ao grande número de inscrições, o Enem sempre apresenta problemas técnicos. Este ano o site ficou fora do ar no último dia da inscrição. Já aconteceu dos alunos não receberem em casa o cartão de confirmação de inscrição, causando vários transtornos. Para o estudante a nota do Enem é de extrema importância para o ingresso em instituições de ensino superior.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados