ENEM 2013 – como fazer uma boa redação

links patrocinados

ENEM 2013 – como fazer uma boa redação

ENEM 2013 – como fazer uma boa redação

A universidade é um dos caminhos para ter uma carreira de sucesso. Muitos jovens veem nas instituições de ensino superior uma maneira de serem bem sucedidos, conseguirem um bom emprego e, consequentemente, um salário compensador. Uma das maneiras de entrar nas universidades brasileiras é através do Exame Nacional do Ensino Médio. Muitas instituições de ensino superior utilizam esta prova como vestibular e outras usam a nota do exame como completando na pontuação dos candidatos. Por isso, fazer uma boa prova é fundamental para o futuro dos jovens que prestam o Enem. Além da prova objetiva, o exame conta com uma redação, que pode ser decisiva para uma boa nota.

Dificuldades na redação do ENEM 2013

Muitos candidatos não veem tanta dificuldade em fazer o exame. Apesar de ser uma prova bastante extensa, que requer muita concentração do candidato, o que mais pesa para o jovem é a hora de escrever a redação. Ou o tema não é muito simples, falta criatividade, o candidato “trava”, erros de gramática, enfim, podem aparecer inúmeros problemas que serão prejudiciais na nota final.
A redação vale muitos pontos no exame, e deve ser feita com muita atenção. Algumas dicas são fundamentais para que você se saia bem e faça uma boa redação, resultando em aprovação na instituição de ensino que você escolher.

Enem redação 2013

Como fazer uma boa redação

Para fazer uma boa redação no Enem, é preciso muita leitura. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que avalia não apenas seus conhecimentos sobre assuntos específicos, mas também sua visão de mundo. E é na redação que você irá colocar seus pontos de vista sobre o assunto proposto. Por isso a leitura é tão fundamental. Leia jornais e revistas, assista os jornais da TV, pesquise na internet, leia artigos. Tudo que puder acrescentar, melhor. Além disso, a leitura irá ajudar na sua escrita. Quem lê escreve muito melhor, tem mais vocabulário e erra muito menos a gramática.

Argumentação e posicionamento para uma boa redação do Enem 2013

O julgador da sua redação vai querer que o seu posicionamento com relação ao tema esteja claro. Por isso, essa história de ficar “em cima do muro” não é boa. Escolha qual lado quer ficar, se é a favor ou contra. O posicionamento é muito importante e será levado em consideração no momento da nota. E para sustentar a sua posição, você vai precisar de argumentos. Utilize argumentos plausíveis e concretos. A argumentação será fundamental para que a seu texto tenha embasamento e consiga atingir uma boa pontuação. Aqui a leitura também é importante. Se você leu o noticiário, artigos e textos sobre vários assuntos, poderá usar argumentos que conhece para elaborar os seus.

Redação ENEM 2013

Calma e concentração

A preparação para a prova é muito importante, mas você também precisa manter a calma para fazer a redação da melhor maneira possível. Não adianta tanto estudo, esforço e dedicação se no momento que você precisa a calma falhar. Estar concentrado também é fundamental para que uma redação seja redigida. Por isso, no dia da prova, procure se alimentar de forma moderada e sem exageros, e leve uma garrafa de água se for necessário para poder se hidratar. Leia corretamente as questões, siga as instruções e faça sua redação para atingir a nota necessária.

ENEM 2013 ENEM redação

ENEM 2013 – como fazer uma boa redação

Confira um vídeo com dicas para uma boa redação:

Pesquisar
Artigos Relacionados