ENEM 2011 UFC

links patrocinados

Sobre ENEM 2011 UFC

ENEM 2011 UFC

Assim como diversas universidades do Brasil, agora, desde o ano de 2011 a Universidade Federal do Ceará – UFC – também adotou o sistema de notas obtidas no Enem para substituir a prova do vestibular. O nome que se dá para esta parceria entre as universidades e o Enem é o Sistema de Seleção Unificada, conhecido popularmente entre os vestibulandos como o SISU.

A partir do SISU, o estudante vestibulando não precisa mais realizar o vestibular. Ele precisa apenas fazer a prova do Enem que acontece uma vez por ano, e assim que as notas saírem, o aspirante a estudante universitário deve consultar a lista do SISU e verificar em quais universidades ele consegue entrar considerando os pontos que obtidos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

O SISU tem sido bastante aprovado pelos estudantes que pretendem entrar em uma universidade. Isso porque, o SISU dispensa a realização da prova do vestibular, e assim, consequentemente, o deslocamento dos vestibulando para os locais de prova. Outro motivo para que o SISU tenha sido aprovado pelos estudantes, é que estes conseguem entrar em universidades que nunca tinham pensado antes. Um exemplo que acontece com bastante freqüência é com os vestibulando de medicina, uma vez que este curso é muito concorrido. Assim, o vestibulando tem mais chances de ser admitido no curso, já que a partir da sua nota obtida no Enem, ele pode conseguir pontuação suficiente para entrar em diversas universidades.

O processo de escolha do Enem 2011 na UFC

Até o ano de 2011 o Sistema de Seleção Unificada contava com 51 universidades públicas. O processo de uso do SISU no sistema de avaliação para a entrada de estudantes na Universidade Federal do Ceará foi decidida e aprovada pelos diretores de quatorze unidades acadêmicas que existem na universidade, sendo que apenas uma das unidades não participou da decisão. Para a decisão sobre a utilização do Enem como decisivo para o processo seletivo se deu com os conselhos de cada unidade. Dessa forma, o campus e a faculdade promoveram votação entre os coordenadores dos cursos, bem como os chefes de departamento, bem como representantes de alunos e também professores. No entanto, a palavra final sobre a decisão foi do Conselho Universitário, que é considerada a instância máxima de deliberação de toda a universidade. Dentro do Conselho, o nome mais importante é Jesualdo Farias, o reitor da Universidade Federal do Ceará.

Sobre o SISU

O Sistema de Seleção Unificada, o SISU, foi desenvolvido no ano de 2009 e seu organizador foi o Ministério da Educação do Brasil. O SISU é utilizado pelos estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode se inscrever nas universidades públicas que utilizam a nota obtida com o Enem parcialmente ou então totalmente como processo seletivo.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é uma prova que é feita pelo Ministério da Educação. O objetivo da prova do Enem é avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras e também as notas obtidas pelos estudantes no Enem servem para o ingresso de alunos nas universidades brasileiras.

Fotos

Confira Fotos sobre ENEM 2011 UFC:

ENEM UFC 2011 UFC ENEM 2011 ENEM UFC 2011 2011 UFC ENEM

Pesquisar
Artigos Relacionados