ENEM 2011 Site Oficial

ENEM 2011 Site Oficial

ENEM 2011 Site Oficial

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido pela abreviação ENEM, é uma prova que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio em todo o Brasil e também fazer a seleção de estudantes que pretendem ingressar na universidade. O exame foi criado em 1998 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e servia apenas para medir a qualidade da educação no país. Os resultados obtidos com o exame eram analisados pelo Ministério da Educação, que implantava então políticas para melhoria do ensino.

Atualmente o ENEM não serve apenas como uma avaliação, sendo usado também como critério de seleção por algumas universidades federais através do SiSu, ou Sistema de Seleção Unificada, que garante o ingresso de estudantes em instituições públicas de ensino superior apenas levando em conta a nota obtida no exame.

O ENEM também é um critério de seleção de estudantes que pretendem se tornar bolsistas em universidades particulares por meio do ProUni, ou Programa Universidade Para Todos.

Gabarito Enem 2011

Características do exame

A prova do ENEM é composta por cento e oitenta questões de múltipla escolha, que contemplam quatro grandes áreas do conhecimento, entre elas ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática, além de uma redação. A prova é realizada todos os anos em dois dias no segundo semestre. A partir de 2013 as provas do ENEM terão duas edições.

Site oficial

A inscrição dos estudantes para a prova do ENEM é realizada de forma totalmente online. No segundo semestre do ano é bastante comum que o portal do exame, vinculado ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), fique congestionado.

Site do Enem

O portal do exame tem o layout totalmente alterado de acordo com a época do ano. No período que antecede a prova podem ser encontrados no site links para inscrições e outros recursos relacionados. Depois que a prova é realizada só são disponibilizados na página os gabaritos dos dois dias de prova, além dos resultados individuais do estudante, sendo que este pode consultá-lo de duas maneiras: através do ano em que a prova foi feita, CPF e senha ou por meio do número de inscrição na prova e senha.

Irregularidades e confusões

Enem de 2011

O ENEM já foi alvo de irregularidades e sofreu com uma sucessão de erros em diversas edições. Os problemas começaram em 2009, quando surgiram suspeitas de que os cadernos de prova teriam sido furtados da gráfica onde seriam impressos e teriam tido todas as questões copiadas. Naquele ano o exame foi adiado. No ano seguinte, mais problemas: desta vez vazaram na internet dados pessoais e sigilosos de diversos estudantes inscritos.

Em 2011 foi provado que alunos de um colégio particular de Fortaleza haviam tido acesso a diversas questões da prova muito antes em um simulado interno.

Em 2012 não foram registradas irregularidades tão graves, mas diversos alunos reclamaram na justiça o direito de ter suas redações revisadas por conta de notas baixas ou zero. Em alguns casos ficou constatado que o erro havia sido dos corretores, que muitas vezes se contradiziam e assim prejudicavam os alunos.

Enem Provas Provas do enem 2011

GD Star Rating
loading...
ENEM 2011 Site Oficial, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados