Enade

links patrocinados

Enade

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, conhecido popularmente com Enade é uma prova aplicada todos os anos pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC), tendo como principal objetivo avaliar o ensino superior de qualidade nas instituições públicas e privadas. Tanto a aplicação da prova, quanto a apuração de resultados e comparações, bem como a elaboração das questões são feitas pelo órgão chamado de INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que também está sob responsabilidade do MEC.

O exame é aplicado tanto para os estudantes que acabam de ingressar na universidade ou faculdade (chamados de calouros), como para os egressos (que estão no último ano, podendo ser o quarto ou quinto, dependendo do curso em questão). Aquele que não participar do exame é impedido de se formar, já que não recebe o diploma. Cada ano diferentes cursos são avaliados, não havendo necessariamente relação entre as áreas destes. O Enade substituiu o Exame Nacional dos Cursos (ENC), também conhecido como Provão, tendo sido realizado entre o período dos anos de 1998 e 2003, também sob responsabilidade do Inep.

Na época, o Provão servia mais como ranking das instituições e acabava promovendo o interesses de mestres e doutores em determinados locais, enquanto outros continuavam a ser excluídos. Quando ocorriam repetições de desempenhos abaixo da média por uma universidade em determinado curso ou mesmo vários da mesma área, o MEC poderia realizar o fechamento da instituição (assim como ocorre atualmente), já que o que mudou foram os métodos e a aplicação da prova, não as consequências finais.

Mais informações

O exame possui variação de nota de zero a cinco (sendo cinco a nota integral) e a avaliação varia entre um a cinco. A nota é dividida de acordo com o seguinte peso: sessenta por cento dela equivale ao conhecimento específico cobrado dos estudantes que estão concluindo o curso, quinze por cento corresponde ao conhecimento específico dos calouros do curso e os vinte e cinco por cento restantes equivalem ao conhecimento geral de ambas as categorias (iniciantes e egressos). O conceito do curso está de acordo com a nota, sendo que um curso de conceito cinco tem nota variante entre quatro e cinco, e assim respectivamente.

Outro dado que é relevante e considerado como comparativo entre as instituições é o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que representa a nota que o curso obteve ao lodo de todos os outros do país. No ano de 2010, por exemplo, alguns dos cursos avaliados incluíram: Serviço Social, Medicina, Agronomia, Zootecnia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Radiologia, Biomedicina, entre outros.

O órgão do INEP também é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serve não apenas como avaliação do ensino médio no Brasil, mas também como nota principal para o ingresso no ensino superior. Outros testes realizados pelo INEP incluem o censo escolar, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), etc. O INEP possui extrema relevância no cenário nacional para ajudar a definir o perfil educacional.

Fotos

Confira Fotos do Enade:

EnadeEnade
Exame Nacional de Desempenho dos EstudantesExame Nacional de Desempenho dos Estudantes
O exame é aplicado a cada quatro anosO exame é aplicado a cada quatro anos

Pesquisar
Artigos Relacionados