Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

links patrocinados

Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Sobre o Enade

Por mais que diversas universidades estejam em atuação no Brasil, não tem como saber a qualquer momento como tem sido administrada a gestão de qualidade do serviço que está sendo oferecido aos estudantes. Independente da instituição ser pública ou privada, todas passam por avaliações do Ministério da Educação para terem a autorização necessária para continuarem em funcionamento.

Método de avaliação

Ao contrário dos colégios de ensinos Fundamental e Médio, as universidades que oferecem o Ensino Superior dependem de diversos fatores exteriores para garantirem um aprendizado de qualidade. Uma única universidade, por exemplo, conta com cursos de vários setores do conhecimento, como humanas, sociais aplicadas, sociais, exatas, entre outros.

Por isso, não há como avaliar uma universidade da mesma maneira como é feito com uma escola. Para garantir a informação correta quanto a qual o nível de instrução que tal instituição de ensino apresenta, o MEC desenvolveu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, mais conhecido como simplesmente ENADE.

Diversos aspectos diferentes são pontuados na avaliação, como a qualidade e quantidade de laboratórios para o aprendizado, nível de graduação dos professores que fazem parte do quadro de funcionários, projetos de extensão e pesquisa que são ofertados, entre outros fatores que dizem respeito a cada curso especificamente.

Realização da prova

Por mais que existam diferenças entre os cursos de uma única universidade, o processo de avaliação é o mesmo para todas as instituições de ensino. A prova é realizada com uma turma a cada três anos, sendo que a mesma turma realiza dois testes diferentes em dois momentos distintos.

Como estratégia para garantir que vai avaliar o conhecimento dos estudantes no começo da vida acadêmica no ensino superior e no final da mesma, a primeira etapa é realizada no primeiro ano de curso, os famosos calouros. Na sequência, esses mesmos alunos vão fazer outra prova no ano final do curso, quando estiverem prestes a colar grau.

Apesar de ser uma iniciativa governamental, muitos universitários boicotam a prova para não colaborarem com esse método de avaliação. Estes defendem que essa maneira de verificar o conhecimento não é adequada e que não reflete a verdadeira realidade na qual estão inseridos.

 

Enade 2012

O Enade já é um velho conhecido de todos os estudantes do ensino superior no Brasil, antigamente ele era chamado de Provão, e por vezes figurava em jornais por causa de boicotes de estudantes às provas. Em 2004 o Provão foi reconfigurado e substituído pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, conhecido por Enade.

O Enade é uma prova obrigatória que deve ser feita por alguns estudantes do ensino superior. Caso o Aluno designado para realizar a prova não compareça ele fica impedido de retirar seu histórico escolar e posteriormente seu certificado de conclusão do curso.

Para o ano de 2012 os cursos selecionados, o nome dos estudantes e os locais de prova serão divulgados pelo Ministério da Educação, através do portal do MEC, a partir do dia 7 de outubro.

Como consultar

A instituição de ensino superior a qual o estudante esta matriculado deve avisar o mesmo sobre a aplicação do Enade, pois a avaliação dos cursos interfere diretamente nos recursos e notas conseguidas pela instituição, sendo assim uma avaliação de interesse mutuo, do estudante e da instituição.

Para verificar se seu curso irá realizar a prova, se seu nome esta inscrito e o local onde você ira realizar a prova, vá até o site do Ministério da Educação, na área “Estudantes”, no menu disposto ao lado esquerdo da tela, clique em “Enade”, um pequeno texto introdutório será visualizado, clique em “saiba mais” no canto inferior direito do texto. Depois é só clicar em “IES” ou “Estudante”.

Se você for estudante deve clicar em “Estudante” a lista irá carregar automaticamente permitindo a busca dos locais de prova para o Enade 2012. Consulte por curso e nome.

Classificação

Através do Enade as instituições de ensino serão avaliadas e depois certificadas pelo MEC com uma nota por seu desempenho. As Instituições publicas melhor conceituadas ganham mais investimentos e as particulares podem, também, vir a ganhar mais investimentos como isenções fiscais para alunos de Prouni e outros programas federais. A inscrição no Enade deve ser realizada pela IES e a mesma deve avisar o aluno com determinada antecedência sobre a avaliação. A IES deve ainda avisar o aluno sobre data e local de prova. As provas são feitas apenas por alunos do primeiro e do ultimo ano do curso de graduação.

Pesquisar
Artigos Relacionados