Enade 2015: informações gerais

links patrocinados

Se você está no ensino superior, é bem provável que em alguma hora tenha que fazer um teste de conhecimento ainda no ensino universitário. Confira mais informações sobre a importância do Enade 2015: informações gerais e como a sua nota reflete em sua vida acadêmica e profissional.

O que é o Enade e para que ele serve

ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
O ENADE é uma prova que avalia as instituições de ensino superior

O Enade 2015: informações gerais é uma prova que mede o conhecimento dos estudantes e serve como um indicador para o Ministério da Educação. O Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes serve como uma verdadeira avaliação da educação em nível superior, verificando se a instituição pode continuar ministrando o curso.

Mas a nota também depende muito do estudo do próprio aluno, que pode ficar mais familiarizado com o teste fazendo simulados pela Internet e estudando um pouco mais o conteúdo ministrado em aula. São as próprias universidades, faculdades e centros universitários que inscrevem seus estudantes no Enade 2015: informações gerais.

Cursos que devem participar do Enade 2015: informações gerais

A cada ano, diferentes cursos são selecionados pelo MEC para realizar a prova de desempenho. Na próxima edição deverão se apresentar os estudantes de Administração, Direito, Design, Psicologia, Comunicação Social, Economia, entre outros.

Vários cursos de Tecnologia, Logística e Marketing, também foram chamadas para o Enade 2015: informações gerais. Mas cada aluno deve ser avisado por sua respectiva instituição de ensino sobre o dia e local em que a prova será realizada. Confira ainda se o dia da prova vai valer falta ou algum tipo de bônus sem sua graduação, como horas complementares.

A cada ano diferentes cursos são escolhidos para fazer o ENADE

O Enade é uma prova obrigatória?

É muito importante lembrar aos alunos que o Enade 2015: informações gerais é obrigatório, ou seja, só pode se formar quem tiver a nota da prova em seu histórico escolar. Assim, quem perder ou sair da prova pode ficar irregular na hora de pegar o diploma. Ele é aplicado a cada três anos.

Como a prova avalia a instituição, ter uma nota ruim no curso pode implicar até mesmo em seu fechamento, o que não fica muito interessante para o currículo do formado, refletindo até mesmo na vida profissional.

As notas baixas no ENADE podem ocasionar até o fechamento do curso

Como é a prova do Enade 2015: informações gerais

O Enade 2015: informações gerais varia de acordo com cada curso, já que o conteúdo é diferenciado, mas a teoria é sempre abordada nas questões. É possível ter acesso as provas de anos anteriores do seu curso por meio do portal INEP, que organiza o teste. Dos cursos de Música ao de Direito, consulte a nota na página do IGC.

É possível consultar as provas anteriores do ENADE através do Portal INEP

 

Como ser determinado

Como ser determinado

Sobre Como ser determinado

A expressão ‘sucesso’ tem múltiplos significados, dependendo da perspectiva e da pessoa ou grupo que o busca. No entanto, as histórias de sucesso possuem uma característica comum, que é a determinação que o antecederam e o fizeram possível, seja ela uma determinação individual ou coletiva. O desafio, portanto, está em ser determinado.

Mas, afinal, o que significa essa tal determinação? A resposta é uma combinação entre esforço, interesse, planejamento e pró-atividade. Para ter, por exemplo, sucesso profissional, é preciso ter um bom emprego, com salário compatível. A determinação para conseguir isso envolve bater perna, pesquisar, desenvolver e consultar sua rede de contatos, estudar, aperfeiçoar-se, entre outras coisas.

Apesar disso, não é raro encontrar pessoas que não fazem nada disso e que, paradoxalmente, estão reclamando e contando sua insatisfação com sua situação. Por sua vez, profissionais que já estão no mercado e que não se atualizam, não apresentam propostas e sugestões e nem ao menos colaboram com os colegas, também reclamam de seu emprego e salário. Falta a eles determinação de mudar essa situação!

Determinação

A determinação é uma qualidade que impede o indivíduo de desistir nas primeiras dificuldades. É a capacidade das pessoas de seguirem em frente e continuarem lutando pelos seus objetivos e sonhos, ainda que enfrentando adversidades e momentos de crise. Por ser uma competência importante para o ser humano, ela precisa ser estimulada.

O primeiro passo para ser determinado é definir bem o caminho a seguir. É preciso, portanto, saber qual a direção correta e analisar se a estamos seguindo. Fazer uma autoavaliação significa procurar falhas e acertos, sempre com sensibilidade, humildade e sinceridade para consigo. Ao perceber que a direção está errada, é mais fácil corrigir o caminho e, nessa correção, saímos mais fortes.

Para ser determinado também é preciso ter iniciativa, ou seja, não esperar as coisas acontecerem, mas, ao contrário, tomar decisões e dar os primeiros passos. Defina seus objetivos, estabeleça metas e esquematize etapas para cumpri-las. Nesse processo, você irá ajustar seus sonhos à realidade, evitando correr atrás de metas irreais, com inevitável fracasso.

Outra orientação é ter calma e paciência. Não adianta querer pular etapas ou ser inflexível. Algumas concessões provavelmente deverão ser feitas para que seu objetivo se realize e a flexibilidade pode significar, inclusive, começar tudo de novo, se necessário. Acima de tudo, acredite no seu projeto e trabalhe com prazer e entusiasmo por ele.

GD Star Rating
loading...
Enade 2015: informações gerais, Nota: 2.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados