ENADE 2013 – Provas e Resultado do ENADE

ENADE 2013 - Provas e Resultado do ENADE

ENADE 2013 – Provas e Resultado do ENADE

O ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – é um procedimento que serve para avaliar o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). São duas instituições diferentes que pensam, organizam e realizam o ENADE: O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é uma autarquia do Ministério da Educação, e o CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), que é um órgão que coordena e supervisiona o SINAES.

Quem pode fazer

O ENADE é obrigatório no currículo de cursos de graduação que determina, por lei, que todos as instituições de ensino superior precisam ter. Quem deve fazer o exame em 2013 são os alunos que estão no final do primeiro ano do curso de graduação, ou seja, aqueles estudantes que concluíram de 7% a 22% da carga horária do curso até o dia 2 de agosto de 2013. Além dos estudantes do primeiro, os do último ano da graduação também fazem o exame. Para definir quem está no último ano do curso basta selecionar os que, até o dia 2 de agosto de 2013, já concluíram no mínimo 80% (oitenta por cento) da carga horária da grade curricular.

Já para os alunos dos cursos superiores de tecnologia que tem carga horária de 2.000 (duas mil) horas pelo menos são considerados alunos do final do primeiro ano os que concluírem de 7% a 25% da carga horária da grade curricular até o dia 2 de agosto de 2013. Os alunos que, fazendo graduação tecnológica, tiverem concluído no mínimo 75% da carga horária que consta na grade curricular até o dia 2 de agosto de 2013 serão considerados alunos do último ano e, portanto, alunos que devem fazer o exame.

Os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 ou os que estiverem fazendo intercâmbio estudantil, ou seja, estudando fora do Brasil, estão dispensados do ENADE.

Quem organiza e para que serve o ENADE

O ENADE é realizado para avaliar o aprendizado acadêmico, para isso são levados em consideração os conteúdos que estão nas grades curriculares e, portanto, os conhecimentos previstos nas ementas e diretrizes para serem passados para os alunos. O objetivo não é só avaliar o conhecimento, mas também o processo de aprendizagem a partir do bom desempenho acadêmico nas provas. A especificidade do curso de graduação é levada em conta pelo exame, mas a facilidade em se ajustar à exigências que podem surgir com a evolução do conhecimento, a competência em compreender temas de outras áreas/profissões e o entendimento da realidade do Brasil e outros países também são avaliados pelo ENADE.

Os resultados são usados para conhecer melhor a situação das instituições de ensino superior brasileiras e viram dados que mostram onde a educação superior é melhor, bem como a administração e organização da academia. Os dados também permitem saber em qual município, estado e região esses melhores cursos de graduação ou instituição estão. Com esses dados o governo brasileiro pode conhecer melhor a situação dos cursos de graduação e com isso elaborar ações com o intuito de melhorar aquelas que tiveram um baixo desempenho no ENADE por conta de dificuldades técnicas como falta de laboratórios e professores melhor capacitados. Com os dados em mãos, o governo tem a chance de melhorar a qualidade dos cursos de ensino superior que ficaram com poucos pontos na avaliação. Essa melhoria acontece tanto com a procura de professores mais preparados, como técnicos capacitados e melhores condições laboratoriais.

Dicas para se preparar antes do exame

O ENADE leva em conta a especificidade do curso e por isso a avalização é difere de curso para curso, embora tenham questões de conhecimentos gerais as provas sempre são elaboradas levando em conta a singularidade do curso e do conhecimento que é passado e que consta nas diretrizes do mesmo.

Para as questões de conhecimentos gerais assista telejornal e procure ficar informado por meio de jornais e revistas. Mergulhe nas atualidades, mas não esqueça de ler sobre os fatos das últimas décadas que mais marcaram a história. Ler também o ajuda aumentar o vocabulário, especialmente se a sua área não for humanas e sociais, e portanto, a redação não fizer parte da sua grade.

Fotos

Confira Fotos do ENADE 2013 – Provas e Resultado do ENADE:

ENADE 2013 - Provas e Resultado do ENADE ENADE 2013 - Provas e Resultado do ENADE ENADE 2013 - Provas e Resultado do ENADE ENADE 2013 - Provas e Resultado do ENADE

GD Star Rating
loading...
ENADE 2013 - Provas e Resultado do ENADE, Nota: 3.3 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados