EESC USP São Carlos

links patrocinados

EESC USP São Carlos

EESC USP São Carlos

Sobre a EESC USP São Carlos

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) nasceu em 1952, com uma lei Estadual. O primeiro prédio utilizado pela escola foi o da “Casa d’Itália”. O primeiro vestibular aconteceu no ano seguinte, em 1953, e ofereceu 50 vagas para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

Desde então, a Escola tem contato com dedicação integral da maioria dos docentes, garantindo a disseminação de conhecimento e liderando várias pesquisas inovadoras para o campo. O lema da escola ou criado pelo primeiro Diretor, o Professor Theodora de Arruda Souto, e é “Nesta casa de procura a verdade científica e a técnica de adaptação das energias da natureza a serviço da humanidade”.

Departamentos e cursos EESC USP São Carlos

A EESC é formada por 9 departamento e 2 Centros, aonde estão os cursos de graduação e pós-graduação. A Escola possui 1244 alunos matriculados na graduação e 1383 na pós. O quadro ainda conta com 221 servidores docentes e 338 não docentes. A escola possui o Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) e o Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicados. Os departamentos são de: Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Estruturas, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Geotecnica, Hidráulica e Saneamento e o departamento de Transportes.

Ao todo, são oferecidas 535 vagas por ano nos 10 cursos disponíveis na EESC. Os cursos são: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia Elétrica/Sistemas de Energia e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Materiais e Manufatura e também Arquitetura e Urbanismo

A Escola ainda oferece vários programas em pós-graduação nas áreas de pesquisas. Para conferir os programas e suas disciplinas, acesse o site da EESC.

Ingresso EESC USP São Carlos

Quem pretende cursas um dos cursos oferecidos pela EESC deve participar do processo seletivo da Fuvest. O vestibular acontece todos os anos em várias cidades do Estado de São Paulo. As provas acontecem em duas fases. As inscrições devem ser feitas pela internet. Para conferir o calendário, acesse o site da Fuvest,

EESC USP São Carlos Online

É possível navegar pela EESC através da internet. No site da instituição estão disponíveis notícias relacionadas e tudo que os alunos e futuros estudantes desejam saber, como matriz curricular dos cursos, teses e dissertações elaboradas.

HP 12C

HP 12C

Sobre a HP 12C

Quem conhece alguém que freqüenta ou é formado em um curso que envolva cálculo com certeza já ouviu falar da calculadora HP 12C. O modelo é de uma calculadora financeira que faz contas envolvendo amortização, taxas de retorno e juros composto. O método utilizado pela 12C é o RPN (Reverse Polish Notation ou Notação Polonesa Inversa, em português), que permite utilizar sinais diferentes para a saída e entrada de recursos.

Este modelo foi lançado em 1981 e substituiu as calculadoras HP 38C e HP 38E. Existem cinco versões da HP 12C: Gold, Platinum (primeira versão), Platinum (segunda versão), Platinum 25th Anniversary edition e Prestige.

Descrição dos modelos

O primeiro modelo foi o lançado em 1981, com design clássico em dourado com teclas pretas. Ela apresenta apenas o método de cálculo RPN. O primeiro modelo Platinum foi lançado em 2003 com memória quatro vezes maior e processamento seis vezes mais rápido. Nela foi incorporado o sistema de cálculo convencional, o algébrico.

Algumas calculadoras Platinum da primeira versão tiveram que sair do mercado por apresentarem falhas na seção de Taxa Interna de Retorno. Pouco tempo depois do lançamento da primeira versão, a HP colocou no mercado a segunda versão da Platinum.

As características da segunda versão são bastante próximas da primeira, tirando que o erro da Taxa de Retorno foi corrigido. O que ela possui de novo é a inclusão das teclas Undo e Backspace e a melhoria no sistema de cálculo TVM. Os parênteses também foram incluídos nas teclas RCL e STO (fecha e abre parênteses, respectivamente).

A versão de aniversário de 25 anos de HP 12C, que foi comemorado em 2006, possui o modelo Platinum segunda geração, mas possui um símbolo que indica a versão comemorativa. Além disso, foi a partir de então que os modelos de case em couro passaram a ser utilizados.

Por fim, o modelo Prestige possui a mesma configuração e desempenho do Platinum segunda geração, mas ele é inteiramente dourado com teclas pretas (semelhante ao primeiro modelo da calculadora). Ela acompanha case de couro duro.

HP 12C online

Quem não possui esta calculadora, mas precisa fazer algum cálculo correspondente ao sistema utilizado por ela pode encontrar a versão online da HP 12C. Além de emuladores para serem instalados no computador, alguns sites fornecem o emulador online e gratuito para que qualquer pessoa possa ter acesso.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados