EEAR 2009

links patrocinados

EEAR 2009

EEAR 2009

Uma boa maneira de conseguir um emprego estável é fazendo concurso público. Mas muitos sonham com muito mais do que isso: querem ingressar no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. Para isso, uma das melhores opções é a Escola de Especialistas da Aeronáutica, ou EEAR.

O que é o EEAR

O EEAR é um dos diversos centros de Ensino Militar do país, que trabalha com o objetivo de formar ou aperfeiçoar membros da Aeronáutica. A escola se localiza em Guaratinguetá, interior paulista.

O ensino no EEAR é dividido em duas grandes áreas, grupamento básico e grupamento de serviço. No primeiro, o ensino é voltado para comunicações, eletrônica, mecânica de aeronaves e diversos outros. Já no grupamento de serviço estão cursos como administração, enfermagem, pavimentação e metalurgia.

A entrada em qualquer dos só é possível mediante testes de seleção. As Forças Armadas do Brasil são conhecidas pelo grau de dificuldade de seus processos seletivos. Isso se dá porque, além da qualidade de ensino, os colégios militares praticamente garantem uma carreira de sucesso. Por isso, todos os anos, milhares de pessoas tentam ingressar em alguma das instituições militares do país.

Concursos do EEAR em 2009

O concurso do EEAR em 2009 ofereceu 205 vagas nas especialidades de Eletrônica, Administração, Desenho, Eletricidade, Sistema de Informação, Música, Pavimentação e Radiologia.

As inscrições foram feitas pela internet, no site da Aeronáutica, até o dia 18 de abril de 2008. A taxa cobrada era de R$50,00. As provas começaram a ser realizadas no dia 5 de julho de 2008. Os testes foram feitos em todas as cidades que possuem as Organizações Militares de Apoio.

Mais informações

Os processos seletivos das instituições militares são realizados anualmente. A melhor maneira de se informar sobre valores de inscrições, prazos e datas das provas é através das páginas das instituições na Internet. O EEAR possui site próprio, onde é disponibilizada uma lista dos concursos em andamento.

Provas EEAR

Provas EEAR

Sobre as Provas EEAR

Cada segmento da atuação militar brasileira conta com seu próprio departamento para administrar a maneira como as pessoas envolvidas devem ser selecionadas. Por ser vinculado ao governo, a seleção deve ser justa e de maneira que evite críticas ou dúvidas quanto a quais os critérios dos representantes públicos nas suas atribuições.

Conhecimento do conteúdo

No caso da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), as provas que são realizadas para selecionar os candidatos aptos a fazerem parte do quadro de estudantes da instituição são organizadas como se fossem concursos públicos. Da mesma maneira como acontece com qualquer outra vaga disponível em cargos públicos, a EEAR deve publicar a abertura de seleções por meio de editais.

Da mesma maneira como os interessados em conquistar uma vaga como funcionários públicos podem estudar para as próximas provas a partir daquelas que já foram realizadas anteriormente, quem deseja ingressar na EEAR também pode verificar os exames anteriores. Encontrar tais documentos não é nada difícil, pois a própria EEAR os disponibiliza no seu site oficial.

Desse modo, o candidato pode se preparar tendo como base os conteúdos e os formatos das questões que foram realmente exigidos pela EEAR em oportunidades anteriores. Além de conseguir se testar, o candidato tem uma ideia do que a instituição espera dos concorrentes e o perfil de cada um.

Dependência interna

Apesar de ter sua autonomia, a EEAR não anda sozinha no seu trabalho com as Forças Aéreas. Para ter condições de selecionar quem vai aprender com seu corpo de profissionais, primeiramente a EEAR está subordinada à Organização do Comando da Aeronáutica. Esta, por sua vez, responde ao Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS).

Por mais que seja uma escola militar, a responsabilidade da EEAR não é somente em formar pessoas com capacidades estritamente voltadas para isso. Por ser uma escola, as mesmas responsabilidades de prezar pela formação cidadã e desenvolvimento intelectual de cada aluno são vigentes no seu trabalho.

Mesmo assim, toda escola militar tem seu prestígio na sociedade. Aqueles que tem interesse em fazer parte dessa instituição podem acessar o site oficial da EEAR para confirmarem mais informações a respeito das condições para poder se candidatar a uma vaga.

Pesquisar