Educacenso 2009

links patrocinados

Educacenso 2009

Educacenso 2009

A ideia do Educacenso é o levantamento detalhado de todas as instituições de ensino do Brasil, sejam elas: municipais, estaduais ou particulares e tem como objetivo principal o planejamento da verba destinada à educação no ano seguinte. Sendo assim, ele analisa as falhas existentes em um ano para melhorá-las no ano seguinte, proporcionando assim, um planejamento de distribuição de renda mais eficaz no sistema educacional brasileiro.

Os pontos a serem considerados pelo Educacenso são: a alimentação do aluno (se ela é de qualidade, se é acompanhada por nutricionistas, se estão no prazo de validade correto e se são preparadas de maneira correta), livros didáticos trabalhados (se a distribuição dos livos está sendo realizada de maneira eficaz, se o estado dos livros está adequado para o manuseio e se os conteúdos presentes nesses livros trabalhados estão de acordo com o conteúdo programático previsto pelo MEC).

O meio de transporte utilizado pelos estudantes (se há linhas de ônibus que param perto das escolas, em locais rurais se existe transporte público ofertado para os alunos e se as faixas de pedestre e instalações em torno da escola estão de acordo com as legislações que visam a segurança dos estudantes) e as instalações dos colégios (se as instalações elétricas e hidráulicas foram feitas e estão sendo manipuladas da maneira adequada, assim como a qualidade das bibliotecas e laboratórios de computação, física, química e biologia).

Dados Resultantes do Educacenso 2009

Educacenso

Segundo o Educacenso de 2009, mais de 50 milhões de estudantes, sendo aproximadamente 1.800.000 matriculados em creche, cerca de 5.000.000 na pré-escola, os estudantes no Ensino Fundamental somam um pouco mais do que 31.000.000 de estudantes, 8.200.000 estão matriculados no Ensino Médio. Aproximadamente 4.500.000 alunos cursam a educação destinada a jovens e adultos, sendo 837.011 delas na educação profissional. A Educação Especial, destinada a alunos que obtenham problemas psicológicos e psiquiátricos soma mais de 200.000 estudantes.

Outro dado levantado pelo Educacenso 2009 é de que, aproximadamente, 44.215.000 dos estudantes matriculados estudam em escolas municipais, estaduais ou federais, sendo que, nas instituições particulares há apenas cerca de 7.000.000 alunos.

Para que servem os Dados do Educacenso?

Site do Educacenso

A principal finalidade dos dados coletados é a destinação eficiente de verba para aquelas áreas que foram julgadas como carentes ou deficientes. Sendo assim, se, por exemplo, 45% das escolas estaduais do Ensino Fundamental, demostraram que a merenda ofertada pela cantina do colégio é de qualidade baixa, ou há escassez de alimento dentro delas, o Ministério da Educação, deve, no ano seguinte, aplicar a renda destinada as Escolas Fundamentais na área de alimentação.

Funcoes do Educacenso

Esse remanejamento de destinação de verba deve ser realizado todos os anos, pois assim, a probabilidade de ser aplicado dinheiro em um setor educacional que não era prioritário no momento é praticamente nula.

Captação de dados

A captura dos dados necessitados é feita através de um questionário online, que deve ser respondido pela pessoa encarregada durante o período estipulado pelo próprio Educacenso. Dentro deste questionário, perguntas básicas como número de alunos e professores docentes devem ser respondidas, assim como perguntas mais complexas que envolvem a forma de ser ministrado o conteúdo e a uniformização dos alunos presentes nos colégios.

Pesquisa do Educacenso Educacenso no Brasil

Pesquisar