Educacenso 2009
Educacenso 2009
A ideia do Educacenso é o levantamento detalhado de todas as instituições de ensino do Brasil, sejam elas: municipais, estaduais ou particulares e tem como objetivo principal o planejamento da verba destinada à educação no ano seguinte. Sendo assim, ele analisa as falhas existentes em um ano para melhorá-las no ano seguinte, proporcionando assim, um planejamento de distribuição de renda mais eficaz no sistema educacional brasileiro.
Os pontos a serem considerados pelo Educacenso são: a alimentação do aluno (se ela é de qualidade, se é acompanhada por nutricionistas, se estão no prazo de validade correto e se são preparadas de maneira correta), livros didáticos trabalhados (se a distribuição dos livos está sendo realizada de maneira eficaz, se o estado dos livros está adequado para o manuseio e se os conteúdos presentes nesses livros trabalhados estão de acordo com o conteúdo programático previsto pelo MEC).
O meio de transporte utilizado pelos estudantes (se há linhas de ônibus que param perto das escolas, em locais rurais se existe transporte público ofertado para os alunos e se as faixas de pedestre e instalações em torno da escola estão de acordo com as legislações que visam a segurança dos estudantes) e as instalações dos colégios (se as instalações elétricas e hidráulicas foram feitas e estão sendo manipuladas da maneira adequada, assim como a qualidade das bibliotecas e laboratórios de computação, física, química e biologia).
Dados Resultantes do Educacenso 2009
Segundo o Educacenso de 2009, mais de 50 milhões de estudantes, sendo aproximadamente 1.800.000 matriculados em creche, cerca de 5.000.000 na pré-escola, os estudantes no Ensino Fundamental somam um pouco mais do que 31.000.000 de estudantes, 8.200.000 estão matriculados no Ensino Médio. Aproximadamente 4.500.000 alunos cursam a educação destinada a jovens e adultos, sendo 837.011 delas na educação profissional. A Educação Especial, destinada a alunos que obtenham problemas psicológicos e psiquiátricos soma mais de 200.000 estudantes.
Outro dado levantado pelo Educacenso 2009 é de que, aproximadamente, 44.215.000 dos estudantes matriculados estudam em escolas municipais, estaduais ou federais, sendo que, nas instituições particulares há apenas cerca de 7.000.000 alunos.
Para que servem os Dados do Educacenso?
A principal finalidade dos dados coletados é a destinação eficiente de verba para aquelas áreas que foram julgadas como carentes ou deficientes. Sendo assim, se, por exemplo, 45% das escolas estaduais do Ensino Fundamental, demostraram que a merenda ofertada pela cantina do colégio é de qualidade baixa, ou há escassez de alimento dentro delas, o Ministério da Educação, deve, no ano seguinte, aplicar a renda destinada as Escolas Fundamentais na área de alimentação.
Esse remanejamento de destinação de verba deve ser realizado todos os anos, pois assim, a probabilidade de ser aplicado dinheiro em um setor educacional que não era prioritário no momento é praticamente nula.
Captação de dados
A captura dos dados necessitados é feita através de um questionário online, que deve ser respondido pela pessoa encarregada durante o período estipulado pelo próprio Educacenso. Dentro deste questionário, perguntas básicas como número de alunos e professores docentes devem ser respondidas, assim como perguntas mais complexas que envolvem a forma de ser ministrado o conteúdo e a uniformização dos alunos presentes nos colégios.