Educação SP

Educação SP

Educação SP

O órgão responsável por coordenar todas as instituições de ensino do estado de São Paulo e também todas as questões referentes ao universo educacional é a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que está entre as vinte e seis secretarias que compõem o governo estadual.

Sobre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

A secretaria de São Paulo que cuida da educação está localizada, desde 1979, na região central, mais especificamente na Praça da República, da capital paulista em um edifício tombado e considerado bem cultural do estado e do município. Atualmente o responsável geral pelo órgão é o secretário de estado Herman Voorwald, que está na função desde 2010, quando ocupou o lugar deixado por Fernando Novaes.

Órgãos centrais, vinculados e coordenadorias

A Secretaria de Educação de São Paulo passou por uma reformulação em sua formação básica. O órgão conta atualmente com cinco órgãos centrais, dois órgãos vinculados e seis coordenadorias.

Educação SP - o que mudar

Os órgãos centrais da secretaria são: Departamento de Recursos Humanos, responsável por planejar e executar questões relacionadas à administração de pessoal no âmbito da secretaria de educação; Coordenadoria do Ensino do Interior, responsável por implantar o plano de educação proposto pela secretaria em seiscentas e dez cidades do interior do estado; Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo, responsável por propor alternativas específicas e particulares para atendimento da demanda escolar de maneira eficaz; CRE Mário Covas, responsável por referenciar de maneira pedagógica a disseminação da informação sobre educação e possui um acervo à disposição da comunidade e também de professores e o Departamento de Suprimento Escolar, responsável por planejar, executar e acompanhar os serviços de alimentação escolar e também por garantir que os alunos tenham boas condições nutricionais que os deixem aptos para estudar e praticar esportes durante a permanência na escola. Este órgão também é o responsável por acompanhar a distribuição de equipamentos dos mais variados para equipar as instituições de ensino.

SP Educação

Já os órgãos vinculados são a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, que entre outras funções realiza reformas, ampliações e adequações de escolas em todo o estado e o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, que é um órgão normativo e deliberativo que se manifesta através de atos, que podem ser pareceres, indicações e deliberações, que variam de acordo com a finalidade e relevância do assunto tratado no momento.

E entre as coordenadorias estão a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, e as Coordenadorias de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional; Gestão da Educação Básica; de Infraestrutura e Serviços Escolares; de Gestão de Recursos Humanos e de Orçamento e Finanças.

Site da secretaria de educação

No site da secretaria responsável pela educação no estado de São Paulo dá para conferir a estrutura do órgão, os programas e projetos já realizados ou em andamento, os serviços prestados pela secretaria e também notícias do órgão, que possui a maior rede de ensino do Brasil, com mais de cinco mil escolas, mais de duzentos mil professores, mais de cinquenta mil servidores e mais de quatro milhões de alunos.

O que melhorar na Educação SP Educação SP mudanças

Vídeo Educação SP

Confira um vídeo sobre a Educação em SP

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados