EAD UFMS

links patrocinados

EAD UFMS

EAD UFMS

Sobre a EAD UFMS

A educação a distância está cada vez mais popular entre os alunos que desejam ingressar em um cursos superior. Ele é uma boa alternativa para quem deseja fazer um curso mas não pode mudar de cidade ou ainda o curso não é ofertado em sua cidade.

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul possui diversos cursos oferecidos para a educação a distância. A responsável pela graduação é a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (EAD). Os cursos são oferecidos desde 1991 para criar um novo mecanismo de educação e criar oportunidades para várias pessoas da região.

Em 200, a Universidade passou a fazer parte do consórcio de universidades, a Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede) com o objetibo de democratizar o aceso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância e potencializar o acesso ao ensino público universitário cm o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Arte, Ciência, Cultura, educação e Tecnologia.

Cursos oferecidos pela EAD UFMS

A Universidade oferece diversos cursos na área de graduação, que são bacharelado em administração, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras Português e Espanhol, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em educação infantil.

A coordenadoria também oferece outros cursos de pós graduação e extensão nas áreas de estudo e pesquisa da universidade. Para conferir a lista completa dos cursos oferecidos, modalidades e grade curricular estão disponíveis no site da EAD.

Como ingressar EAD UFMS

Para ingressar nos cursos de educação a distância da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul é necessário fazer parte do processo seletivo do vestibular. Para mais informações sobre as provas e inscrições, basta acessar o site do processo seletivo.

Pólos EAD UFMS

A EAD está presente em várias cidades do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e Paraná. Os pólos servem como centros aonde os alunos da educação a distância vão para entrega de documentos e algumas provas. Todos os pólos e informações para contato estão disponíveis no site da coordenadoria. A equipe de professores é formada pelos profissionais ligados a Universidade, que contribuem em todos os aspectos da formação acadêmicas dos alunos.

 

EaD

EaD – Sistema de Educação a Distância

O sistema de Educação a Distância, conhecido pela sigla EaD, tem se tornado cada vez mais uma alternativa interessante para as pessoas que desejam concluir ou continuar seus ensinos, mas não têm condições – seja por tempo ou distância das universidades – de estar presentes nas aulas.

Com o EaD, o aluno se conecta aos professores por meio da Internet, em videoconferências ou fóruns. As aulas presenciais não são completamente abandonadas, mas elas acontecem com pouca freqüência, permitindo que os alunos possam se programar quando precisarem deslocar-se para a sala de aula.

História da EaD

Pode não parecer, mas o sistema de educação a distância é antigo. Um dos marcos deste sistema se deu no ano de 1728, em Boston. Na ocasião, o professor de taquigrafia Cauleb Phillips começou a enviar lições semanais de seu ofício a quem estivesse interessado em aprendê-lo.

Entretanto, o sistema de EaD como conhecemos tem se consolidado somente nas últimas décadas. Um dos pilares da EaD é a autonomia do aluno, defendida por teóricos como Jean Piaget, que acreditam que o professor deve possuir um papel secundário no processo de aprendizagem. Isso não significa dizer que ele não é importante, mas sim que o aluno é quem deve ditar o ritmo e a forma como quer estudar, cabendo ao professor orientá-lo.

Estrutura da EaD

Diversas universidades brasileiras, incluindo as mais renomadas, têm adotado este sistema nos últimos anos. Na EaD, o aluno conta com aulas por videoconferência, além de textos e cronogramas de trabalho disponibilizados na plataforma Moodle, um sistema virtual de aprendizagem que funciona como os fóruns de Internet.

Na plataforma Moodle o aluno tem acesso à lista completa de tarefas e documentos. Assim como no ensino presencial, as atividades possuem um prazo de entrega que deve ser respeitado. No ambiente virtual de aprendizagem se destaca a figura do tutor, encarregado de corrigir trabalhos e esclarecer as dúvidas dos alunos.

Processo seletivo

Para iniciar um curso à distância, o aluno deve passar por um processo seletivo tradicional, como o vestibular. É importante ressaltar que, embora o curso seja ministrado pela Internet, algumas aulas exigem a presença do aluno. Portanto, se você tem interesse em começar um curso à distância, lembre-se de que, algumas vezes por mês, deverá comparecer a um local determinado para se reunir e ter algumas aulas complementares.

Fotos

Confira Fotos do EaD – Sistema de Educação a Distância:

Cursos EaD Sistema de Educação a Distância Educação a Distância Seleçao Sistema de Educação a Distância

Pesquisar
Artigos Relacionados