Dúvidas comuns da língua portuguesa

links patrocinados

Dúvidas comuns da língua portuguesa

Escrever a língua portuguesa de forma correta é o primeiro passo para se desenvolver de diversas formas na sociedade, já que é uma das características básicas que uma pessoa bem instruída precisa ter. Entretanto, todo mundo está sujeito ao erro, sendo que sempre existem aqueles enganos que são os mais frequentes. Confira algumas das Dúvidas comuns da língua portuguesa e aprenda algumas dicas para escrever corretamente.

Eu utilizo o “Há ou a”?

Dúvidas comuns da língua portuguesa Língua portuguesa

Uma das Dúvidas comuns da língua portuguesa está relacionada com as palavras “Há” e “a”, quando se diz respeito ao tempo. É preciso considerar que somente se utiliza o verbo “Há” de “Haver”, quando este se referir ou ao verbo “Existir” (Exemplo: Há um shopping próximo daqui) ou quando faz referência a um ato que ocorreu no passado (Há três anos eu me formei em Psicologia).

Já a palavra “a” é somente utilizada quando nos referimos na língua a alguma coisa que ainda não ocorreu, ou seja, atos do futuro. (Exemplo: Daqui a algum tempo, já terei me acostumado). Como essa é uma das Dúvidas comuns da língua portuguesa, memorizar as regras básicas que dizem respeito ao futuro, ao passado e ao verbo existir ajudam a escrever de forma correta.

Língua portuguesa- dúvidas comuns

Dúvidas comuns da língua portuguesa: “A moral ou O moral?”

Uma das Dúvidas comuns da língua portuguesa é em relação ao gênero da palavra “moral”, mas essa é outra das dicas que pode ser facilmente fixada pelas pessoas. Com o artigo feminino na frente, “a moral” faz referencia ao conjunto de normas que regem a conduta da sociedade, que são adquiridas de acordo com a tradição e cultura de cada local. (Exemplo: A moral exige que as mulheres não façam topless).

Já quando utilizado com o artigo masculino o significado muda completamente, sendo “o moral” diz respeito ao estado de espírito de alguém. (Exemplo: O moral do garoto melhorou com a bicicleta nova). Como uma das Dúvidas comuns da língua portuguesa, esse tipo de palavra interfere não somente na escrita, mas também na hora de se comunicar com a fala.

Regras do português

“A presidente ou a presidenta?”

Essa pode estar entre as Dúvidas comuns da língua portuguesa por se tratar de uma mudança relativamente nova no vocábulo brasileiro. Na verdade não existe uma norma específica e tanto faz se escrever ou falar presidenta ou presidente. A primeira forma se torna uma alternativa para deixar a palavra no feminino, como ocorre com “engenheiro e engenheira” e “vendedor e vendedora”, por exemplo.

Erros de português

Dúvidas comuns da língua portuguesa: “Afim ou a fim?”

Essa também está entre as Dúvidas comuns da língua portuguesa que as pessoas possuem ao escrever. A palavra “Afim” quer dizer algo que é semelhante, parecido, que tem afinidade. (Exemplo: As ideias de ambos os estagiários eram afins).

Já no caso da expressão “a fim”, o significado correto diz respeito a outras expressões e pode ser substituída por “com o propósito” e “com o intuito de”. (Exemplo: Ele fez o trabalho a fim de ganhar nota extra com o professor). As Dúvidas comuns da língua portuguesa não devem passar batidas e sim esclarecidas pelas pessoas.

Pesquisar
Artigos Relacionados