DQF UFPE

links patrocinados

DQF UFPE

DQF UFPE

Sobre o DQF UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco, ou UFPE, foi criada em 1965, mas suas origens vêm de muito tempo antes. Em 1946 foi criado a Universidade do Recife, a partir da união da faculdade de Direito, fundada em 1827, com as de Medicina, Filosofia, Belas Artes e Engenharia.

Estrutura da UFPE

A Universidade possui quatro campi. A sede administrativa se localiza na região oeste de Recife, onde estão a Biblioteca Central, a Editora Universitária, Núcleo de Tecnologia da Informação, Núcleo de Hotelaria e Turismo, Centro de Ciências Jurídicas, Instituto de Arte Contemporânea e muitos outros.

No campus de Vitória, localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, estão os cursos em licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Nutrição. Existem também os campi avançados de pesquisa, um deles em Caruaru, outro em Itamaracá.

O Campus de Caruaru, cidade mais populosa do interior de Pernambuco, abriga o Centro Acadêmico do Agreste, onde estão os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Este último é administrado pelo Departamento de Química Fundamental, ou DQF.

O DQF

Criado em 1982, a partir da iniciativa dos professores Ricardo Ferreira e Gilberto de Sá, o DQF se destaca nas avaliações graças a características que o diferenciam, como a proximidade com um grupo de Física mundialmente reconhecido – organizado pelos professores antes da criação do DQF -, além da qualidade em pesquisa e aplicação da Química Teórica e Espectroscopia.

O corpo docente do DQF conta com 25 professores e quatro colaboradores.Três destes membros são titulares da Academia Brasileira de Ciências e dezessete recebem bolsas do CNPq, órgão mais sólido e reconhecido no incentivo à pesquisa no Brasil.

Em 1989 o DQF implantou, na UFPE, o programa de pós-graduação com mestrado e doutorado. Este programa já formou 60 mestres e 45 doutores. Em sua última avaliação lhe foi concedido conceito 6, número atribuído a programas com nível de excelência e inserção internacional.

BDTD UFPE

BDTD UFPE

Sobre o BDTD UFPE

UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, é uma instituição pública de ensino que está localizada na capital do Estado, na cidade chamada Recife. Ela foi fundada em agosto de 1946, com a união das faculdades de Direito, fundada em 1827, Medicina, fundada em 1927, e ainda as escolas de Belas Artes, fundada em 1932 e de Engenharia, fundada em 1895.

O nome dado à instituição inicialmente

Inicialmente, a instituição de ensino recebeu o nome de Universidade do Recife, sendo considerada o primeiro centro universitário do Norte e Nordeste do país. Um ano depois da criação da universidade, começou a discussão sobre onde construir o campus universitário.

Construção do Campus Universitário

Entre as possíveis localidades para a construção do campus, estavam os bairros de Joana Bezerra, Santo Amaro, Ibura, onde funcionava a Faculdade de Direito no centro da cidade. Por fim, acabou-se por escolher um loteamento na Várzea, onde funcionou o Engenho do Meio.

Um dos fatores que ajudaram para a escolha do local foi que estava projetada a construção de uma avenida para o local, além ainda das condições climáticas da localidade e a topografia do terreno.

Universidade Federal de Pernambuco hoje

Hoje a instituição conta com mais de 5 mil funcionários, um corpo docente com mais de 1500 professores, atendendo mais de 30 mil estudantes. Somente na graduação são 25 mil alunos, e na pós-graduação mais 5600 alunos. A instituição financeira conta com um orçamento anual do Governo Federal perto de R$ 568.000.000,00.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco compõe hoje como um dos órgãos da instituição. Ela tem como objetivo principal a disponibilização de teses e dissertações produzidos dentro da instituição nos programas ofertados de pós-graduação da universidade.

A BDTD da UFPE também se encontra integrada à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Nacional, que por sua vez é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informações Científicas e Tecnológicas, o IBICT.

Através do IBICT é feita a integração do BDTD Nacional com a Detworked Digital Library of Theses and Dissertation, NDLTD. Esta última é uma instituição internacional que disponibiliza, através da internet, as dissertações e teses que são produzidas pelas várias universidades espalhadas pelo mundo e que se encontram credenciadas à mesma.

Pesquisar
Artigos Relacionados