Diferenças entre Enem e Enade

links patrocinados

Diferenças entre Enem e Enade

Atualmente, o Ministério da Educação oferece diversas provas com objetivos variados. Algumas delas têm a intenção de avaliar o ensino, enquanto outras objetivam avaliar os alunos. Dentre os exames oferecidos pelo MEC, Enem e Enade causam alguma confusão. É comum que os alunos pensem que as provas são a mesma coisa, ou pelo menos que têm a mesma finalidade. Entretanto, cada uma delas possui um objetivo próprio, sendo, inclusive, aplicada em níveis diferentes de escolaridade. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as principais diferenças entre Enem e Enade.

Diferenças entre Enem e Enade: a obrigatoriedade do exame

Diferenças entre Enem e Enade Conheça as Diferenças entre Enem e Enade

Esta é a principal diferença entre o Enem e o Enade, que mostra como as provas têm finalidades bem distintas: o Enem é um exame opcional, realizado por estudante que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio. O Enade, por sua vez, é uma prova obrigatória, aplicada a estudantes que estão concluindo diversos cursos de graduação.

 Enem

Diferenças entre Enem e Enade: objetivos

Na parte dos objetivos, Enem e Enade deixam ainda mais evidentes suas diferenças. O Enem, atualmente, é utilizado como principal critério de admissão nas principais universidades da rede pública do país. A prova foi integrada ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, a partir daí, os alunos que alcançam a nota de corte dos cursos oferecidos, através do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio, estão aptos a concorrer às vagas.

O Enade, por outro lado, não tem uma finalidade classificatória. O exame é aplicado a quem está concluindo cursos de graduação nas áreas de exatas, agrárias, saúde e humanas. O objetivo da prova é avaliar o desempenho dos cursos de graduação, não dos alunos individualmente. O Enade acontece através de um sistema de rodízio, com cada área de conhecimento sendo avaliada a cada três anos. Os estudantes convocados para o exame precisam fazer a prova, que é pré-requisito para a obtenção do diploma de graduação.

Enade

Resultados do Enem

Os resultados do Enem avaliam o aluno e ajudam a definir se ele poderá concorrer a uma vaga no curso de graduação escolhido. Neste sentido, não há qualquer ônus para a instituição de ensino onde o estudante concluiu o Ensino Médio. As escolas que recebem melhor colocação na prova do Enem, considerando a soma dos resultados de seus alunos, obviamente serão mais prestigiadas, mas não existe qualquer medida punitiva para baixos desempenhos.

Confira a Diferenças entre Enem e Enade

Resultados do Enade

Com o Enade, a situação é bem diferente. Por se tratar de uma prova que tem como grande objetivo avaliar os cursos de graduação, os resultados ruins podem trazer consequências para os cursos em questão. Caso os cursos sejam reincidentes em notas abaixo da média, é possível até mesmo que aconteça o fechamento do curso em questão ou, ao menos, um corte no número de vagas oferecidas. Em 2011, por exemplo, o Ministério da Educação cortou 50 mil vagas no país, devido a repetidos desempenhos ruins de algumas instituições. Cerca de trezentas instituições apresentaram desempenho ruim por três exames consecutivos, correndo risco de fechamento.

Pesquisar
Artigos Relacionados