Diferença cursos técnicos e tecnólogos

links patrocinados

Diferença cursos técnicos e tecnólogos

Há sempre uma pulga atrás da orelha quando o assunto é qual curso superior fazer para aumentar suas chances de conseguir um trabalho mais rentável. Algumas pessoas conseguem se destacar tendo apenas o ensino médio regular, outros fazem graduação e não encontram um emprego bom. As duas situações são bem mais comuns do que se pensa e você terá algumas informações sobre cursos que acabam profissionalizando os estudantes e os inserindo no mercado de trabalho.

O que são os Cursos técnicos

Diferença cursos técnicos e tecnólogos Cursos técnicos e tecnólogos

Os cursos técnicos são ofertados em escolas públicas e federais, como é o caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, antigo CEFET, que conta com algumas opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio regular e as opções mais concorridas são os Técnicos em Eletrônica e Técnico em Mecânica, porém existem cursos de Técnico em Segurança no Trabalho e de Gestão. As unidades do Senai também fazem uma seleção para classificar os candidatos a fazerem cursos técnicos em contra turno do estudo regular.

O que é cursos técnicos e tecnólogos

Diferença entre cursos técnicos e tecnólogos

Os cursos técnicos são encontrados também em instituições particulares e podem ser feitos enquanto o estudante está no ensino médio, estes cursos técnicos têm a duração maior do que cursos tecnólogos que são os cursos que são buscados por aqueles que querem se profissionalizar de forma mais rápida. Quem busca uma profissionalização de nível superior terá de optar pelos cursos tecnólogos que inserem o estudante no mercado de trabalho e valem como uma graduação.

Técnico ou Tecnólogo

Você conhece os cursos técnicos?

Como explicamos anteriormente os cursos técnicos poderão ser cursados enquanto o estudante está fazendo o ensino médio regular e em alguns casos o estudante fará ambos na mesma instituição, como é feito nas escolas técnicas e Ifets espalhados pelo Brasil. Este curso exige como requisito para a entrada o diploma do ensino fundamental e ao concluir este curso o aluno deverá também ter concluído o ensino médio. Caso você tenha interesse poderá fazer um curso técnico e após concluir o ensino médio e o curso técnico poderá pesquisar um curso de tecnologia que amplie seus conhecimentos do que já estudou, para assim aumentar seu currículo e conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Cursos de tecnologia

Conheça cursos de tecnologia

Os tecnólogos são profissionais que cursaram uma graduação de tecnologia em qualquer área e apesar do que se pensam estes cursos estão sendo bastante procurados por profissionais que desejam se capacitar para o mercado de trabalho. Os cursos de tecnologias poderão ser a escolha de estudantes que concluíram o ensino médio e, em alguns casos, foi aprovado em processos de seleção como acontece pelo Sistema de Seleção Unificada. Ambos os cursos são indicados para você que quer iniciar sua vida profissional com maior preparação e conhecimentos. Uma característica interessante dos cursos de tecnologia é que a grade dos mesmos é flexível e sempre é adaptada de acordo com as demandas do mercado, além de os professores sempre buscarem novidades e adaptações dos conteúdos que são programados para a ementa do curso ou matérias cursadas. Independente do curso que você escolher é importante que tenha muita dedicação e foco, pois só assim conseguirá boa posição no mercado de trabalho e superar os obstáculos de sua vida profissional.

Pesquisar
Artigos Relacionados