Dicionário Etimológico

links patrocinados

Dicionário Etimológico

Muitas vezes, para compreendermos a fundo o significado das palavras que usamos, precisamos recorrer à sua origem, ao seu primeiro significado e entender por que razão usamos essa palavra e não outra. Para isso existe o dicionário etimológico, que nos ajuda a buscar a resposta para essas questões e aprender tudo que se faz necessário, sobre a origem das palavras que são parte da nossa língua materna e de outras línguas, conforme o caso.

O que é etimologia?

Etimologia vem do grego, ethymon, que significa “verdade”. Assim como a humanidade tem sua história, momentos, mudanças e evolução, os vocábulos também surgem em um momento do tempo, evoluem, se modificam e, eventualmente, caem em desuso.

A etimologia consiste no estudo gramatical da origem e da história dos vocábulos, contando-nos de onde eles surgiram e através de que caminho se tornaram o que são atualmente. Ela busca a significância das palavras, estuda de onde derivam, que étimos – vocábulos que originam novas palavras – a compuseram.

Para que serve a etimologia?

Conhecer a língua que se fala é como estudar o DNA de uma cultura. Muitas vezes as palavras são originárias de outras línguas – algumas delas já mortas, como nossa língua portuguesa que provém do latim, junto com várias línguas consideradas de origem latina – ou de mistura de línguas. Nossas expressões usuais brasileiras misturaram-se ao tupi-guarani e se tornaram tão comuns em nosso uso que não fazemos ideia disso.

Entender a etimologia de palavras de uma língua versa ainda sobre a origem do povo que a fala: de onde veio, quais seus costumes, quais os povos que o originaram.

Os estudos etimológicos apontam para uma origem comum da humanidade: no estudo regressivo dos idiomas, observa-se que as diversas línguas faladas têm muitos pontos em comum.

Existem dicionários etimológicos online?

Na internet, é possível encontrar alguns sites que disponibilizam dicionários etimológicos que possuem um considerável acervo de palavras.

Para estudos relativamente superficiais e trabalhos escolares, há inúmeras formas de se procurar a etimologia de uma palavra online, sem ter que recorrer necessariamente a um dicionário etimológico.

Entretanto, para casos mais específicos se pode achar links com bom material, útil para pesquisas e trabalhos acadêmicos.

Há versões, inclusive de dicionários tradicionais, como o famoso Michaelis que, através de um trabalho meticuloso desenvolvido por seus idealizadores, buscou registrar a etimologia das palavras com o máximo de rigor possível, incluindo informações adicionais como sua língua (ou línguas, nos casos em que a palavra tem múltiplas origens), o seu étimo e seus elementos de composição, sempre que puderem ser determinados.

Além de websites para consultas diretas em busca da etimologia das palavras, há versões em PDF, que podem ser copiadas para o computador, tablet ou smartphone e consultadas sempre que necessário, mesmo sem acesso à internet.

Outros dicionários etimológicos desenvolvem programas para consulta no computador, através de softwares que contém o banco de dados semelhante ao dicionário impresso e que também permitem consulta sem necessidade de conexão com a rede mundial.

A etimologia da língua portuguesa

Nosso português tem ascendência na mesma língua que deu origem à maioria dos idiomas europeus e asiáticos: o latim. No estudo do francês e do italiano, por exemplo, é possível perceber muitas semelhanças entre vocábulos e a estruturação das frases.

A razão disso mora nas inúmeras migrações realizadas pelos povos da antiguidade entre os continentes. O latim, dissipado através desse movimento dos povos, subdividiu-se em cinco ramos: Helênico, que deu origem ao idioma grego; Românico, que originou o italiano, o francês, o português e várias outras línguas – às quais chamamos latinas; o germânico, que trouxe à existência o inglês e o alemão e, por último, o céltico, originador do irlandês e do gaélico.

GD Star Rating
loading...
Dicionário Etimológico, Nota: 4.4 de 5 com 17 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados