Dicionário Etimológico

Dicionário Etimológico

A palavra etimologia vem do grego étumus, que significa real, verdadeiro e mais logos, que significa estudo. Esse tipo de análise é a etimologia.

A etimologia é o estudo da origem das palavras, de que língua elas foram derivadas e o porquê do seu uso. O estudo etimológico é importante pois se conhecemos a origem das palavras fica mais fácil de utilizá-las.

Na etimologia o importante é compreender a composição dos vocábulos que formam as palavras e a sua história.

Normalmente, as palavras utilizadas na língua portuguesa tiveram origem no Latim (Roma) e no Grego (Grécia). Isso ocorre devido à grande influência desses dois povos no mundo ocidental.
Dicionário Etimológico

Online Dicionário Etimológico

É possível encontrar diversos dicionários etimológicos na internet. Neles, dá para consultar a origem de algumas palavras e ampliar o conhecimento. É só ir no seu buscador favorito e iniciar a pesquisa. Depois, é só fazer a procura da palavra ela letra inicial.

Como o dicionário etimológico é um dicionário mais complexo e detalhado, não são todas as palavras que constam nele. Por isso, dá para fazer a consulta de uma palavra a partir da sua definição mais básica e simples. Fica mais fácil para compreender e de buscar.

Curiosidades Dicionário Etimológico

Para os curiosos, dá para acessar o dicionário etimológico de maneira aleatória. É só clicar em aleatório que o site carrega alguma palavra diferente. Assim, toda vez que você acessa, conhece o significado de uma apalavra diferente e pode contar aos meus amigos que ficarão impressionados com o seu conhecimento.

A consulta ao dicionário etimológico é uma boa forma de saber porque as palavras foram criadas deste jeito. Grande parte do conteúdo é formato por palavras técnicas e utilizadas nas ciências, principalmente nas ciências sociais e biológicas.

Por exemplo, você sabia que a palavra autópsia veio do grego Autos que significa próprio e de Opsis, que significa olhar. Na época,, os cirurgiões barbeiros fazem dissecações no corpo humano e os médios indicavam a sua estrutura. Quando os médicos passaram a fazer as suas próprias necropsias, o tempo autópsia passou a ser utilizada pela sociedade médica.

GD Star Rating
loading...
Dicionário Etimológico, Nota: 4.3 de 5 com 16 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


9 comentários em "Dicionário Etimológico"

  1. Túlio Henrique 16/01/2009 às 00:53

    Gostaria de saber o significado da palavra (Itumbiara) e sua origem. Pois até agora o significado que deram a ela não condiz com o dicionário que tenho acesso.

  2. MARCELA MEIRA 30/11/2008 às 22:42

    GOSTARIA DE SABER DE QUAL ORIGEM SURGIRAM AS PALAFRAS QUE COMPOEM NOSSO TORAX E ABDOMEM?
    UMA BOA NOITE.

  3. agostinho gambera neto 01/11/2008 às 21:16

    Olá, gostaria de saber a origem das palavras : COMPETÊNCIA , APETÊNCIA e REPETÊNCIA.

    Atenciosamente

    Aghostinho

  4. Rafael Vale 18/10/2008 às 23:51

    Gostaria saber a origem da palavra “força”, também se possivel as varias transformaçoes que foi sofrendo ao longo do tempo, até ao actual significado que tem nos tempos actuais

  5. amarildo parpineli 30/09/2008 às 02:30

    procuro a origem da palavra “empreitada”
    alguém poderia ajudar?

    obrigado.

  6. Inez Mombach 23/09/2008 às 12:21

    oi,estou procurando sobre a palavra ver,nao sei se vou encontrar alguma coisa em um dicionario etimologico,mas e lamentavel nao ter na internet,mas achei valido o trabalho de voces,pois temos uma linguagem tao distorcida,com certeza iria facilitar ter algo mais completo na internet.

  7. Daniel Merlin Palhares 21/09/2008 às 11:16

    Olá! Gostaria de saber se realmente não existe nenhum dicionário etimológico disponível na Internet. Algo que pudesse, por exemplo, ser adicionado à lista de dicionários do programa Babylon – aos que apreciam o estudo das línguas, vale a pena conferir este programa, é perfeito!
    Bom, é isso. Obrigado!

  8. Vittale 09/09/2008 às 21:53

    Como lingista é uma bela fonte para saciar a vontade do saber.

  9. Claudionotr Maciel 15/08/2008 às 08:55

    Considero-me um simpatizante do saber, gosto muito de aprender, de ampliar meus conhecimentos, e sempre que alguém fala algo que desconheço, sempre que quero ter uma noção do que posso ser, busco conhecer o radical da palavra e com isso chegar o mais próximo possivel do significado. Areciei muito o que vi e acredito que muito mais há em aprender na questão de “Etimologia”, e se possivel gostaria de receber mais informações nesse sentido, seja no grego, latim, hebraico. Grato por me favorecerem com esses conhecimetos.

    Atenciosamente,

    Cláudionor Maciel