Departamento de Química Fundamental UFPE

links patrocinados

Departamento de Química Fundamental UFPE

Departamento de Química Fundamental UFPE

Sobre o DQF UFPE

A partir do momento em que um aluno passa a fazer parte de uma instituição de ensino superior, a maneira como as universidades são divididas passa a ser uma coisa fundamental. Entender a necessidade de separar a administração de cada curso por departamentos, por exemplo, se torna uma coisa óbvia, ao invés de ser complicado.

Divisão interna

Até mesmo os setores do conhecimento que são divididos para manter uma mesma linha de atuação, por alguns cursos atuarem na mesma área, são mais fáceis de compreender do que quando não se fazia ideia de como uma universidade é estruturada. Para ter um exemplo, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divide um departamento para atender somente a Química Fundamental (DFQ).

Assim, o DFQ da UFPE faz parte do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Como a química não é a única área do conhecimento que diz respeito a essa ciência, outras como física e matemática, por exemplo, podem ser enquadradas no mesmo setor.

A importância em separar por departamentos é que, a partir disso, cada curso conta com o seu chefe, que toma a responsabilidade de pensar nas melhorias que aquela graduação precisa e até mesmo coordenar as necessidades internas do curso.

Características do departamento

No caso do DFQ, são ofertadas duas graduações dentro da química fundamental: Química – Bacharelado; e Química – Licenciatura. A diferença entre as duas é o tipo de carreira que o acadêmica prefere seguir. Em um caso, a profissão vai permitir que ele atue como químico em empresas, indústrias, entre outros lugares que contratem um químico.

Enquanto isso, o segundo caso direciona o aprendizado da faculdade para que o acadêmico possa vir a ser um professor quando ele se formar. Com isso, até mesmo algumas disciplinas podem ser diferentes, por ser necessário abordar questões didáticas e pedagógicas ao longo do curso.

O DFQ também tem seu programa de pós-graduação, que permite continuar o conhecimento mesmo depois de graduado. Não é necessário ter sido um aluno da instituição para poder participar, sendo que outro processo de seleção é aberto para preencher as vagas. Para conhecer melhor o DFQ, basta acessar a página oficial do departamento no site da UFPE.

 

Quem está em busca de uma vaga em uma instituição de ensino superior pública precisa estudar bastante, já que elas são as mais concorridas. Confira mais informações sobre o Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas.

Sobre a história e estrutura da UFPI

UFPI é a Universidade Federal do Piauí
O processo seletivo da UFPI funciona através do SISU

A Universidade Federal do Piauí organiza todos os anos o Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas, processo seletivo essencial para a escolha dos novos estudantes da instituição de ensino superior. Fundada no final da década de 60, a universidade possui capacidade para até 15 mil estudantes, com mais de mil professores compondo o corpo docente.

A UFPI se formou a partir da junção de duas faculdades, com campi espalhados para mais municípios além da capital piauiense. O Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas oferta cursos com aulas presenciais e também alguns cursos na modalidade à distância.

O fim do Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas

O processo seletivo do Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas é feito pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada, uma iniciativa do Governo Federal que pode beneficiar muitas pessoas. Para participar do procedimento, é preciso ter feito o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio mais recente.

O candidato recebe a nota do ENEM e depois espera para que o sistema abra na Internet. Quando o SISU for liberado, é só se inscrever no curso da UFPI desejado e torcer para estar entre os selecionados.

A UFPI foi fundada no fim da década de 1960

Departamentos e cursos da Universidade Federal do Piauí

Os campi que recebem as vagas do Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas estão localizados nas cidades de Parnaíba, Picos, Bom Jesus, Floriano e Teresina. Cada uma dessas unidades possuem suas escolas e departamentos, mas a maioria dos cursos são ofertados na sede, como as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Centro de tecnologia, Ciências Humanas e Letras e outras.

Administração, Comunicação Social, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, Medicina, Psicologia, Turismo, Enfermagem, Engenharias, Zootecnia, Pedagogia, Matemática, Sistemas das Informação e Veterinária estão entre as diversas graduações do Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas.

Em 2014, a UFPI abriu 6.825 vagas para o ensino à distância

Alternativa para o Vestibular UFPI 2014: Gabarito, Provas, Resultado e Datas

O mais interessante no SISU é que a lista das maiores notas sai todos os dias pela madrugada durante a semana de abertura do sistema. Assim, o candidato sabe se tem chances de ser chamado ou se é melhor mudar a universidade.

A UFPI possui campus em 5 cidades diferentes

GD Star Rating
loading...
Departamento de Química Fundamental UFPE, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados