DCI UFPE

links patrocinados

DCI UFPE

DCI UFPE

Sobre o DCI UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das instituições de ensino superior mais importantes do Nordeste brasileiro. Com 86 cursos de graduação, cursos sequenciais, 65 cursos de mestrado acadêmico, seis cursos de mestrado profissional e 45 cursos de doutorado, a UFPE mantém em seu departamento o Departamento de Ciência e Informação (DCI).

O Departamento de Ciência da Informação da UFPE tem como foco a habilitação de profissionais para arquivar, recuperar, usar e gerenciar dados, para que estas informações sem utilizadas para o planejamento e o subsídio de decisões. O curso é noturno, com 35 vagas por entrada, sendo duas entradas.

Participando deste departamento, o estudante torna-se um profissional de Gestão da Informação e pode trabalhar em indústrias, instituições públicas e privadas, empresas educacionais, editoras, agências de comunicação e publicidade, organizações não governamentais, associações, consultorias de gestão empresarial, projetos sociais e fundações.

O DCI também disponibiliza o Bacharelado em Biblioteconomia, cujo objetivo é preparar profissionais para organizar, analisar e disseminar informações, encontrando os dados em várias ferramentas comunicacionais para atender a necessidade da sociedade em geral. Este curso também é noturno e são oferecidas 35 vagas na primeira entrada e outras 35 vagas na segunda entrada.

Depois de formados, os estudantes podem trabalhar em bibliotecas, centros de documentação, centros culturais e de pesquisa, serviços ou redes de informação, arquivos, museus, empresas públicas e privadas, consultorias, etc.

Departamento

O departamento possui em seu corpo docente professores mestres e doutores, em sua maioria. Para o uso dos alunos, a UFPE disponibiliza três laboratórios: o de Ensino e Pesquisa, de Pesquisa em Tecnologia do Conhecimento e de Conservação, Restauração e Encadernação.

Ebit UFPE

Ebit UFPE

Para tratar de assuntos implicados na pesquisa, desenvolvimento e implantação de bens e serviços prioritários para a saúde, membros do programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram fazer o Encontro Brasileiro para Inovação Terapêutica, o Ebit.

A proposta é debater temas sobre acesso e formas de apropriação de inovações tecnológicas e seus impactos sociais. Como objetivo, o encontro quer a consolidação do potencial científico e tecnológico do país em fármacos, medicamentos e outros insumos prioritários para a saúde.

O encontro aconteceu durante os dias 26 de novembro até 10 de dezembro de 2009, no Centro de Ciências Biológicas no campus do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco.

Na ocasião do primeiro Ebit, foram oferecidos oito minicursos aos inscritos. Eles aconteceram nos dias 7, 8 e 9, e cada participante deveria escolher um dos minicursos para assistir e debater.

Os temas dos minicursos foram os seguintes: ”Dialogando com a Produção do Espaço e a Saúde: a Constituição dos Territórios e Tópicos de Inovação em Saúde”; “Patentes Farmacêuticas, Direitos Humanos e Acesso a Medicamentos”; “Vacinas Recombinantes Contra Papilomaviroses”; e “Inovações no Diagnóstico de Câncer: do Histopatológico à Tomografia de Emissão de Pósitron”; “Introdução à Citometria de Fluxo”.

O encontro é voltado para segmentos da sociedade que possuem interfaces nos campos da pesquisa pré-clinica, propriedade intelectual, espaço produzido e desenvolvimento econômico com inclusão e equidade social, como alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, gestores e profissionais de instituições e empresas públicas e privadas.

Participaram do primeiro Ebit, que ocorreu em 2009, cerca de 250 pessoas. Este espaço de discussão contribuiu para o Brasil encontrar soluções viáveis para os problemas de saúde que atualmente são enfrentados por toda a população.

Vestibular UFPE 2010 – Provas e resultado do Vestibular UFPE

Vestibular UFPE 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UFPE

Todo mundo sabe que ter um curso superior hoje em dia faz toda a diferença na hora de arrumar unm emprego. Não só isso, mas um curso superior também tem a tarefa de amadurecer seus discentes e fazê-los cidadãos melhores e mais conscientes para o mundo. Nesse sentido, fazer um bom curso em uma boa universidade faz toda a diferença.

A Universidade Federal de pernambuco é uma das instituições de ensino superior mais consagradas da região Nordeste e também do Brasil. Sua sede fica localizada na cidade de Recife. Vários recursos utilizados para a sua construção vieram do governo estadual.

O campus universitário começou a ser cosntruído em 1948, e até hoje só se viu crescer a UFPE. Atualmente ela conta com 1.670 docentes, que lecionam para 31.424 estudantes. Esses alunos se dividem em graduação (mais de 25 mil) e pós-graduação (quase 6 mil), cursando um dos 96 cursos oferecidos pela universidade.

Cursos

A UFPE oferece cursos em várias áreas para nível de graduação, mestrado e doutorado. Em graduação – para as quais os alunos que querem ingressar precisam prestar o vestibular – são oferecidos os cursos nas áreas de Ciências Econômicas, Sociais, Humanas, Biológicas, Política, Engenharias, Licenciaturas, Saúde, Artes, e muito mais.

Vestibular

O vestibular da instituição precisa ser feito para aqueles que querem cursar algum dos cursos oferecidos por ela. O vestibular vale como a segunda fase do processo seletivo, sendo que a primeira é a nota do Enem. Uma nota complementa a outra, não sendo possível fazer apenas um dos processos seletivos para ingressar.

O resultado do vestibular UFPE 2010, que aconteceu nos dias 20 e 21 de dezembro, foi divulgado até o final do mês de janeiro do ano seguinte. Aí os candidatos puderam saber se estavam dentro ou não. Ao todo, a universidade oferecia 6.517 vagas.

Tanto o site da própria universidade quanto outras páginas do Recife divulgaram o resultado do vestibular 2010. Se você passou nesse vestibular, está matriculado na instituição e quer conferir seu desempenho, basta entrar na sua seção acadêmica e digitar seu RA e a senha.

Pesquisar
Artigos Relacionados