DCI UERJ

links patrocinados

DCI UERJ

DCI UERJ

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foi criada em 1950 com o nome de Universidade do Distrito Federal após a promulgação de uma lei municipal. A instituição recém-criada logo ganhou reconhecimento no cenário educacional e se consolidou como uma universidade de referência da região sudeste do país.

Oito anos após a fundação a universidade teve seu nome trocado para Universidade do Rio de Janeiro e em 1961 o nome foi novamente modificado, desta vez para Universidade do Estado da Guanabara. Foi somente em 1975, após a mudança da capital federal do Rio para Brasília, que a universidade recebeu o nome que carrega até hoje.

Sobre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Quando surgiu a UERJ incorporou várias faculdades: a de Ciências Econômicas, de Direito, de Filosofia e de Ciências Médicas. Com o passar dos anos a instituição de ensino superior cresceu e criou novas unidades de ensino, como a de Desenho Industrial, a criação de um Hospital Geral e a faculdade de Enfermagem, e novas unidades para prestação de serviços à comunidade e atendimento das exigências da comunidade acadêmica, como a Editora UERJ e o Instituto de Aplicação.

Manifestações DCI UERJ

A universidade sempre teve tradição em pesquisa e extensão, o que permanece até os dias de hoje. Atualmente a instituição se empenha, todos os anos, em ampliar a infraestrutura para que haja um aumento da produção científica. Hoje existem trezentos e quinze grupos de pesquisa e mais de mil pesquisadores cadastrados no CNPq e são oferecidas centenas de bolsas de pós-graduação para intensificar a pesquisa.

Com relação à extensão, a UERJ conta com diversos programas que permitem a troca de experiências entre a comunidade e os alunos e também a melhora de vida daqueles que moram nos entornos da instituição. Existe a Universidade Aberta da Terceira Idade, além de espaços culturais privilegiados e atividades culturais para alunos e comunidade.

Sede DCI UERJ

Cursos

São oferecidos atualmente trinta e dois cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento, cinquenta e um programas de pós-graduação stricto sensu, que abrangem quarenta e dois cursos de mestrado acadêmico, vinte e três de doutorado e dois de mestrado profissional e cerca de cem cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas.

Intercâmbio

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além de garantir a troca de experiências ao convidar professores com enorme experiência para dar aulas esporadicamente para alunos de pós-graduação, como forma de melhorar o ensino dos alunos e incrementar as pesquisas, também incentiva a troca de experiências por meio do Departamento de Cooperação Internacional, mais conhecido pela sigla DCI, que coordena o ingresso de acadêmicos provenientes do exterior e também permite que os alunos da instituição estudem em universidades conveniadas fora do país. O departamento conta com convênios com diversas instituições e agências de fomento e oferece instrumentos de cooperação para garantir a troca de experiências entre alunos de diferentes culturas, garantindo que o aprendizado ultrapasse as barreiras das salas de aula.

Aulas DCI UERJ Campus DCI UERJ

Vídeo DCI UERJ

confira um vídeo sobre a UERJ

Pesquisar
Artigos Relacionados