Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são aqueles que oferecem ao público conteúdos mais específicos de acordo com a área de atuação escolhida. Eles são voltados para a parte prática dos conteúdos e você aprende o que realmente vai utilizar durante as horas de trabalho.

Esse tipo de curso mais técnico é voltado para aquelas pessoas que buscam uma maneira rápida de ingressar no mercado de trabalho, já que os cursos profissionalizantes são mais rápidos dos que os cursos de graduação em universidades, além de serem uma alternativa mais barata de ensino.

Mesmo com uma grande necessidade do mercado em profissionais formados em cursos técnicos profissionalizantes, o Brasil ainda não possui uma grande quantidade de estudantes neste setor. De acordo com dados do MEC, menos de 1% dos brasileiros que se formaram entre 2004 e 2006 frequentaram cursos profissionalizantes. Mas esses números já cresceram e hoje a procura é muito grande por esse tipo de formação.

Origem dos cursos profissionalizantes

Antigamente, os cursos profissionalizantes eram vinculados ao ensino médio e os alunos já optavam por alguma área e faziam concomitantemente com as aulas do ensino médio. Mas a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os cursos técnicos foram desvencilhados do ensino médio e passaram a ser uma nova categoria de ensino.

Atualmente, existem três tipos de cursos profissionalizantes: o básico, que independem de escolaridade e visam a requalificação de jovens e adultos; o técnico, para aqueles que já concluíram o ensino médio ou ainda estão cursando; e o tecnológico, que é uma formação praticamente superior e dá direito ao egresso em cursos de pós-graduação.

Vantagens e desvantagens dos cursos profissionalizantes

A principal vantagem do curso profissionalizante em relação ao curso superior tradicional é o tempo de formação. Enquanto que em uma faculdade qualquer você demora em média quatro anos para receber o seu diploma, os cursos profissionalizantes têm duração média de dois anos. Dessa forma, é mais rápido ingressar no mercado de trabalho, além de facilitar a busca por estágios em empresas privadas.

A outra vantagem é com relação ao custo de formação. Além de apresentarem mensalidades mais baratas do que uma faculdade particular, os cursos profissionalizantes terminam antes e consequentemente você paga menos por eles. E assim como existem as faculdades públicas, muitos estados oferecem cursos profissionalizantes de graça para estudantes, ou seja, é possível se formar sem pagar nada por isso.

A principal desvantagem de um curso profissionalizante é que o enfoque é dado para uma área específica e aprofundado. Nas universidades existem várias matérias sobre a área de formação escolhida e isso gera uma criticidade maior do estudante com relação a profissão e ao que se pode fazer durante o trabalho. Isso pode gerar vantagem no mercado de trabalho.

Outra desvantagem é que eles ainda não são vistos como essenciais pelos empregadores. Muitos acreditam que os cursos profissionalizantes são simplistas demais e costumam pagar menos aos funcionários com esse tipo de formação.

Fotos

Confira Fotos dos Cursos Profissionalizantes:

O Senai oferece cursos profissionalizantesO Senai oferece cursos profissionalizantes
Cursos profissionalizantesCursos profissionalizantes
Os cursos são boas opções para quem quer formação rápidaOs cursos são boas opções para quem quer formação rápida

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados