Cursos no Exterior
Só um currículo diferente?
Cada vez mais acessíveis, os cursos de profissionalização no exterior tiveram um aumento em sua procura considerável nos últimos anos. O próprio governo desenvolveu projetos que visam ao incentivo de estudantes brasileiros buscarem essas especializações no exterior, de maneira que oferecem bolsas de estudo completas.
O aperfeiçoamento de um segundo idioma é buscado com bastante frequência por ser um item indispensável durante a criação de um bom currículo. O aprendizado completo na forma de imersão em outra cultura que se comunica com outra língua potencializa ainda mais esse estudo.
O primeiro passo ao se pensar em fazer um curso no exterior , é buscar uma agência de viagens. Lá, os profissionais poderão fornecer informações completas de custos, programas, pré-requisitos e o que mais for necessário para conseguir passar um tempo conhecendo outro país, e se aperfeiçoando ao mesmo tempo. Além disso, uma agência é capaz de oferecer um nível de segurança que fará o suporte ao estudante desde sua saída do Brasil até sua volta enquanto se hospeda em outro país.
Além de incrementar o currículo, os programas de cursos no exterior servem também para o crescimento pessoal do indivíduo que está em período de estudo e imersão em sua vida. Quando colocada em contato com uma cultura e idioma diferentes, a pessoa é forçada a utilizar de meios que talvez nem ela mesmo soubesse de que seria capaz, como falar com uma pessoa totalmente desconhecida para conseguir uma informação, ou se arriscar a criar frases em outra língua, coisa que talvez não fizesse durante uma aula de inglês por se sentir inibida pelos colegas.
Valorização
Outra coisa comum que se observa nas pessoas que buscaram se diferenciar no mercado e fazer um curso no exterior, é a valorização que elas dão ao país em que vivem. É frequente as reclamações aparecerem em seu país de origem, e muitas vezes, falta uma visão mais ampla das vantagens que se tem de morar em um lugar como Brasil.
Morando em outro país, o estudante aprende valores de comunicação e relação interpessoal, e também, como se desenvolver estando longe de casa, inclusive em tarefas domésticas que antes não faziam ideia de como eram feitas.
Networking
Quando se está num país estrangeiro em busca de aprendizado e qualificação, o ideal é que se busque o aprofundamento. Algumas pessoas aproveitam ao máximo uma oportunidade como essa e vão atrás de conhecer quem são os profissionais que atuam em suas áreas de interesse.
Podem ser professores, empresários, artesãos… O céu é o limite, e quando bem aproveitadas, essas oportunidades tornam-se divisoras de água na vida de um estudante.
Educação Financeira
Além de todos os benefícios citados anteriormente, quem realiza qualquer tipo de estudo no exterior, se obriga a lidar com o dinheiro de uma maneira bastante diferente do que está acostumada. A moeda é outra, alguns países têm taxas e impostos maiores em alimentos, por exemplo. Ou seja, obrigatoriamente, o dinheiro deverá ser gerenciado de maneira a seguir o mesmo cronograma dos estudos. Mesmo que só por uns meses, uma experiência como a de estudos no exterior vale ouro!