Cursos Gratuitos

links patrocinados

Cursos Gratuitos

Cursos Gratuitos

O mercado de trabalho cada vez mais exige que as pessoas sejam capacitadas. Para investir em conhecimento e boa formação profissional nem sempre é preciso gastar grandes quantias em dinheiro.

Entre tantas facilidades que a internet oferece, é possível encontrar diversos sites que oferecem cursos gratuitos e de qualidade que podem ajudar a alavancar a carreira. Há cursos de todos os tipos e para todas as idades, possíveis de serem realizados na comodidade de sua casa. Você também pode realizar cursos gratuitos presenciais, ou até mesmo profissionalizantes, na sua cidade.

Como funcionam

Cursos tecnicos gratuitos

Os cursos gratuitos geralmente são cursos de atualização ou aperfeiçoamento. Por isso, não precisam de certificação registrada em instituições educacionais ou governamentais. No entanto, os cursos profissionalizantes geralmente atestam os conhecimentos adquiridos com certificados. São também conhecidos como cursos livres e geralmente não possuem condições mínimas para a sua realização.

É claro que há cursos de atualização que pressupõem que o interessado saiba o mínimo sobre o tema, como é o caso dos cursos de informática e tecnologias da informação. Se o interessado quiser realizar um curso de atualização em Excel, por exemplo, precisaria saber minimamente como o sistema funciona.

Tipos de Cursos Gratuitos

Cursos gratuitos 2013

Você consegue encontrar cursos gratuitos de todas as áreas: culinária, fotografia, finanças pessoais, meio ambiente e sustentabilidade, empreendedorismo, idiomas, redação, informática, música, artesanato, etc.

Onde encontrar

Os interessados pelos cursos gratuitos podem realizar uma busca básica pela internet. Instituições de ensino (como a FGV Online ou SEBRAE, por exemplo), escolas virtuais, portais do governo e algumas empresas dispõem de cursos de curta e média duração, com temas diferenciados, inteiramente gratuitos. Os cursos geralmente possuem certificação no final das atividades e são oferecidos para atrair candidatos que se interessem também por cursos de graduação, especialização ou mesmo os cursos de formação pagos.

Neste caso, os cursos gratuitos são virtuais, mas há várias opções de cursos gratuitos oferecidos por prefeituras municipais e rede de educação, ONGs – Organizações Não Governamentais, sindicatos e cooperativas de trabalhadores, associações de moradores, etc.

O SINE – Serviço Nacional de Emprego, por exemplo, presente em todo o país, oferece cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Ao todo são mais de cinco mil vagas para cursos como o de padeiro, soldador, mecânico, almoxarife, técnico em gestão de qualidade, desenhista projetista eletrônico, gestão em logística, técnico de informática e muito outros.

Tipos de Cursos gratuitos

As pessoas interessadas podem se inscrever no SINE de sua cidade e conferir as datas de início. Estes cursos gratuitos ocorrem sob demanda, seus temas variam de região para região e o interessado precisa ter idade mínima de 16 anos. Para a inscrição do curso, não nenhuma taxa é cobrada do interessado (nem mensalidade, matrícula, material didático, etc.). Os candidatos selecionados recebem ainda vale-transporte, se necessário, lanche e certificado de conclusão do curso.

O objetivo é oferecer as comunidades recursos para que as pessoas possam se especializar em determinada função, para que tenham capacitação para o trabalho e condições de gerar renda.

Por que fazer um Curso Gratuito

Os cursos gratuitos são uma ótima opção para aqueles que gostariam de aprender uma nova atividade, ampliar seus conhecimentos, conseguir uma nova colocação profissional, aumentar a sua renda, abrir o próprio negócio ou até mesmo mudar de profissão.

Cursos gratuitos no Brasil Cursos gratis nas escolas

Pesquisar
Artigos Relacionados