Curso pré-vestibular

links patrocinados

Curso pré-vestibular

Curso pré-vestibular

Normalmente chamado de “cursinho”, o curso pré-vestibular é destinado aos estudantes do Ensino Médio e ex-alunos já formados prestes a realizar a prova de vestibular. O curso teve origem na década de 60 e se popularizou com o chamado curso preparatório que antecede a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Nos cursos pré-vestibulares, os estudantes exigem qualidade de ensino e a oportunidade de rever conteúdos, com exercícios para praticar. Com provas cada vez mais difíceis e complexas, a procura por esses “cursinhos” é muito grande e os vestibulandos querem realizar a prova se sentindo preparados.

Além de muito estudo, as horas de sono (médicos especialistas recomendam oito horas por dia) e uma boa alimentação são importantes para o melhor desenvolvimento do aluno.

Objetivo do curso

Cursinho Pre Vestibular

O curso pré-vestibular tem, como objetivo principal, fazer uma revisão de conteúdos vistos na fase colegial e relembrar algumas teorias e disciplinas já esquecidas ao longo do tempo.

Materiais didáticos, como apostilas e manuais de estudo, com revisão e adaptação anuais, acompanham os estudantes até o dia da prova. Na ajuda da memorização e aprendizagem dos conteúdos, exercícios são passados diária ou semanalmente a eles.

Os cursos pré-vestibulares, atualmente, podem ser considerados uma potência. Neles, o estudo acaba, até mesmo, virando uma competição, onde os alunos enfrentam muito estudo, a fim de se tornar um bom profissional, entre as vagas mais disputadas: medicina e direito.

Bolsas no curso pré-vestibular

Cursinho para vestibular

Geralmente, algumas bolsas de desconto (integral ou parcial) são oferecidas aos estudantes, para dar incentivo ao estudo. Os cursos pré-vestibulares buscam sempre apostar nos seus alunos e, por conta disso, querem conquistar os primeiros lugares das vagas mais disputadas da instituição.

O que se estuda em um curso pré-vestibular?

Os principais assuntos estudados no curso pré-vestibular são todos aqueles conteúdos que geralmente são cobrados nos vestibulares de todo o Brasil. As matérias mais abordadas são: história, geografia, biologia, química, física, matemática, literatura, gramática e redação.

O curso pré-vestibular recebe algumas críticas, como fazer o incentivo do aluno em decorar o conteúdo passado. Em contrapartida, nesses cursinhos são ensinados diversos macetes aos alunos, onde eles associam um tema a outro ou fórmulas de matemática, física ou química.

Tipos e duração

Preparacao para o vestibular

A duração dos cursos pré-vestibulares é diversa. Os mais conhecidos têm duração de três, seis ou doze meses de estudo. Alguns tipos são: extensivo, com duração de 10 meses (março a dezembro), semiextensivo, de quatro meses e “intensivão”, de apenas dois meses.

Em alguns cursinhos, as turmas são divididas a partir da escolha feita pelos alunos, de acordo com sua carreira, e se dividem entre áreas, como exatas, humanas e biológicas.

Algumas instituições de ensino que têm o curso pré-vestibular acabam juntando o curso com o terceiro ano do Ensino Médio, o “terceirão”, sendo obrigatória a presença (há uma porcentagem de faltas) e a realização de provas, para avaliar o desempenho do aluno.

Há, ainda, o chamado curso pré-vestibular por disciplina, onde os alunos já graduados ou que desejam passar pelo vestibular novamente se integram e indicam uma exigência maior.

Curso Pre Vestibular em 2013 Aulas Pre Vestibular

Pesquisar
Artigos Relacionados