Curso de Nutrição

Curso de Nutrição

Curso de Nutrição

Sobre o Curso de Nutrição

A procura por uma vida saudável, equilibrada e por um corpo perfeito aumentou a oferta de alimentos especiais, destinados para uma melhora da qualidade de vida. E o profissional que entrou em voga nesta mesma época foi o nutricionista. Portanto, os cursos de nutrição proliferaram por todo o país.

O curso de nutrição geralmente não está na lista dos mais procurados, com as maiores proporções candidatos por vaga. Mas isto não significa que ele não seja importante e que não haja grande procura.

Autalmente, os cursos de nutrição estão presentes em quase todas as faculdades e universidades do país e muitos estudantes escolhem esta profissão para seguir durante toda a vida.

Curso de Nutrição – Profissão

O nutricionista trabalha com pessoas o tempo todo, avaliando o que elas comem e o que devem fazer para melhorar a qualidade de vida. Assim, os nutricionistas fazem planejamentos alimentares e administram programas para pessoas, grupos, comunidades, empresas, hotéis, spas, etc.

O profissional também deve levar em conta doenças e problemas alimentares dos pacientes, adaptando o cardápio como for necessário.

Tipos de Curso de Nutrição

Há quatro tipos de curso de nutrição: o bacharelado, a licenciatura, o técnico e o livre. O bacharelado tem duração de quatro anos e trabalha com disciplinas da área médica, como fisiologia, anatomia, química, microbiologia, patologia e farmacologia. As disciplinas específicas voltados para a área da nutrição são qualidade nutricional, educação alimentar, higiene, técnicas de preparo dos alimentos, conservação deles, dietoterapia e tecnologia dos alimentos. Em geral, o estágio é necessário.

Na licenciatura, a duração do curso também é de quatro anos. Este modelo de curso de nutrição é muito parecido com o bacharelado, mas há disciplinas pedagógicas, preparando o profissional para dar aulas na educação profissional da nutrição.

O curso técnico tem dois anos de duração. Os profissionais que fazem este modelo são preparados para trabalharem em hospitais, escolas, empresas e restaurantes. Mas este profissional tem algumas limitações, como não poder elaborar cardápios ou clinicar medicamente. Cabe a ele o transporte e distribuição dos alimentos e supervisar a higiene dos locais. As disciplinas deste curso são química, conservação e transporte dos alimentos, técnicas de produção, higiene, microbiologia, nutrição e dietética.

Já os cursos livres tem duração variada. Eles complementam a formação dos técnicos e dos próprios nutricionistas. O destaque é o curso de Alimentação a Baixo Custo e o curso de Nutrição e Saúde Pública.

Mercado de Trabalho – Curso de Nutrição

O mercado de trabalho vem crescendo para estes profissionais, principalmente porque aproximadamente 40% da população tem problemas alimentares.

GD Star Rating
loading...
Curso de Nutrição, Nota: 4.3 de 5 com 34 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados