CTU UFJF Juiz de Fora

CTU UFJF Juiz de Fora

Quando chega o momento de escolher uma instituição de ensino para dar continuidade aos estudos que garantem o diploma de curso superior, os estudantes precisam pensar bastante para definirem a melhor opção de acordo com as suas possibilidades e prioridades. Nesse caso, alguns estados brasileiros tem instituições de reconhecimento nacional de qualidade.

Uma das opções de cidades é Juiz de Fora, localizada no estado de Minas Gerais. A região fica localizada no interior do estado, mas é o quarto município mais populoso de Minas, de acordo com o índice do IBGE de 2010. O estado como um todo é conhecido por apresentar altas temperaturas ao longo do ano.

Opção mineira

Juiz de Fora, em Minas Gerais, conta com uma Universidade Federal (UFJF). Mas além dos cursos de graduação e de pós, a faculdade também mantém o Colégio Técnico Universitário, CTU.

O CTU foi inaugurado em 1957 na antiga Escola de Engenharia de Juiz de Fora. Os primeiros cursos ofertados foram Máquinas e Motores, Eletrotécnica, Pontes e Estradas e Edificações.

Com o passar dos anos, outros cursos técnicos foram incluídos, como o de Metalurgia, por exemplo. E a partir de 1999, o CTU foi se renovando para atender as necessidades do mercado de trabalho em Juiz de Fora. Foi com a transformação que hoje o Colégio Técnico Universitário faz parte de uma instituição maior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Cursos do CTU UFJF Juiz de Fora

Atualmente, o Instituto Federal mantém cursos técnicos presenciais, cursos técnicos à distância e cursos superiores. Os cursos técnicos presenciais são Design de Móveis, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Metalurgia, Secretariado, Transações Imobiliárias, Transporte Rodoviário e Eventos. Os cursos técnicos à distância são Enfermagem, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos e os cursos superiores são Licenciatura em Física, Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação.

Nos cursos são realizados projetos e pesquisas, inclusives alguns que têm relação direta com a comunidade.

Além disso, somente o fato de ter sido aceito em uma instituição de ensino pública já é um grande fator de importância para os estudantes. Ainda existe no Brasil o pré-conceito referente aos alunos que passam em universidades estaduais ou federais e aqueles que estudam nas particulares.

Para conhecer mais sobre o CTU em si e sobre e UFJF, basta acessar o site oficial das instituições na internet. Assim, o aluno tem a oportunidade de verificar todos os detalhes e ter certeza que esta é a melhor opção para a continuidade dos seus estudos. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais precisam investir cada vez mais em si mesmos.

GD Star Rating
loading...
CTU UFJF Juiz de Fora, Nota: 4.6 de 5 com 9 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados