CQC

links patrocinados

CQC

CQC

Sobre o CQC

O CQC, abreviação de Custe o Que Custar, é um programa televisivo de humor produzido pela Rede Bandeirantes e exibido semanalmente. É apresentado ao vivo toda segunda-feira, a partir das 22h15, com reprises aos sábados, às 21h. A classificação indicativa é de 12 anos.

O programa CQC apresenta fatos políticos, artísticos e esportivos de uma forma satírica e bem humorada. Além dos repórteres brincarem com as informações, a própria edição do programa coloca efeitos, como nariz de palhaço, por exemplo.

As entrevistas com as personalidades públicas são feitas a partir de perguntas indiscretas e até mesmo inconvenientes, muitas vezes colocando os entrevistados em situações embaraçosas. As perguntas têm causado diferentes reações, desde o riso dos entrevistados, até ameaças e violência contra os repórteres.

O trio formado por Marcelo Tas, Marco Luque e Rafinha Bastos apresenta o programa. Sentados atrás de uma bancada em um cenário com platéia, os três apresentadores comentam e satirizam o que foi exibido em cada reportagem, incluindo seus próprios repórteres.

Os repórteres do programa atualmente são Rafael Cortez, Danilo Gentilli, Felipe Andreoli, Oscar Filho e Mônica Iozzi. A única mulher do grupo foi escolhida em uma seleção realizada em 2009 pelo programa. A seleção foi composta de várias etapas que foram apresentadas ao público.

Humor inteligente

A estreia do programa CQC ocorreu em março de 2008. Seu formato tem origem no Caiga Quien Caiga, exibido na Argentina desde 1995. Esse formato criado pela Eyeworks-Cuatro Cabezas faz sucesso em diversos países e agora também no Brasil, que está carente de programas humorísticos na TV aberta.

Considerado por muitos como um humor inteligente, o programa parece dizer o que a maioria dos brasileiros gostaria, mas que não tem oportunidades. Acidez e irreverência compõem a receita de sucesso do CQC.

Quadros

Os principais quadros do programa e que se mantém desde o início são o Top 5 e o Proteste Já. O Top 5, anunciado como “Top Five”, exibe uma seleção de momentos desconcertantes da TV. O Proteste Já mostra diversos problemas que a população brasileira enfrenta, geralmente por culpa do poder público. O quadro tem tratado de problemas que ocorrem principalmente em São Paulo, apesar de já ter passado outros estados.

 

CQC Ao Vivo Online

CQC Ao Vivo Online

Sobre o CQC Ao Vivo

Programa televisivo que começou sua transmissão em 2008 e desde então construiu sua reputação com um formato diferenciado de fazer jornalismo e por tentar polemizar situações que outros canais não fazem, o Custe o Que Custar (CQC) também pode ser acompanhado pela internet. Com Marcelo Tas como um dos apresentadores do quadro, o programa trata sobre política, esporte, vídeos polêmicos, entre outros assuntos.

Reputação do programa

Atualmente, são oito integrantes que fazem parte da equipe do CQC, sendo que somente um dele é uma mulher. Os apresentadores são três, sendo que ao lado de Tas apresentam também Rafinha Bastos e Marco Luque. Por serem figuras que estão em constante exposição, a polêmica criada por eles pode ir além das telinhas.

Um exemplo é com relação a Rafinha Bastos, que começou a fazer um show de stand-up comedy além do CQC. Muitas vezes as suas piadas acabam nos noticiários, mas não é por serem engraçadas. O humor usado pelo apresentador se confunde com preconceito e levanta críticas da mídia quanto ao seu papel na sociedade.

De qualquer maneira, para quem não consegue acompanhar o CQC na TV aberta e prefere assistir pelo computador, o programa pode ser encontrado no próprio CQC Blog. Logo na página inicial fica disponível um link que leva à página na qual o internauta consegue conectar com a transmissão de vídeo.

Perfil do apresentador

Considerado como apresentador principal do quadro transmitido pela TV aberta, Marcelo Tas tem currículo extenso na carreira de jornalismo. Um dos seus personagens mais famosos é o Professor Tibúrcio, que fazia parte do programa Castelo RáTimBum.

Seu contato com o público é algo que se vê com frequência na internet, sendo que o jornalista participou por vídeoconferência da abertura da semana de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A transmissão foi feita pela twitcam do próprio Tas, que falava com o público diretamente da sua casa.

Assim, Tas continua em concordância com o desenvolvimento das tecnologias, ao tentar se adaptar a elas e incluí-las no seu trabalho. Com o CQC, a equipe também comenta os vídeos mais assistidos no YouTube, que normalmente já são recheados de polêmica.

Pesquisar
Artigos Relacionados