Soletrando – o maior concurso de soletração do Brasil já começou: Soletrando 2008 no Caldeirão do Huck

links patrocinados

Soletrando

Soletrando

Nova edição do Soletrando

Após o grande sucesso do quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck em 2007, com a vitória de Aurélio Póvoa, de Goianésia, Goiás, está no ar a mais nova edição do concurso que busca o campeão nacional de soletração.

Primeira etapa do Soletrando

A primeira etapa do jogo Soletrando aconteceu nas próprias escolas municipais inscritas no concurso, e cada uma das escolas deveria escolher, a partir de critérios próprios, seu único representante para a segunda etapa. Em todo o país, mais de 2000 escolas se inscreveram no Soletrando.

Seletiva estadual do Soletrando

Depois de concluída a primeira etapa, aconteceu a segunda etapa, a seletiva estadual do soletrando, nas capitais de cada estado, levando 27 classificados à primeira etapa nacional do Soletrando. Esses participantes concorrem, ao fim do quadro, a um troféu para a escola a qual representam e a uma bolsa de estudos no valor de 100 mil reais.

Soletrando no Caldeirão do Huck

No dia 23 de fevereiro, os 27 participantes do quadro se encontraram no Caldeirão do Huck, para dar início ao Soletrando 2008, onde puderam conhecer as novidades para a nova edição do campeonato e o regulamento do Soletrando. Nesta edição do Soletrando integram a banca da competição: o professor Sérgio Nogueira, que já esteve na edição anterior e Gabriel O Pensador, que substitui Tony Bellotto.

Parceria do Soletrando

Com a parceria da Academia Brasileira de Letras (ABL), a produção do Soletrando decidiu associar o quadro ao centenário de morte de Machado de Assis, trazendo em sua primeira etapa nacional, palavras “Machadianas”, e para que haja um maior entendimento dos participantes, cada um recebeu do programa e da ABL a obra completa de Machado de Assis.

Luciano Huck já adiantou uma nova competição aos alunos que não se dão muito bem com o português, o Calculando, onde os participantes terão que ser bons em matemática. O Calculando provavelmente irá ao ar no Caldeirão do Huck no segundo semestre deste ano.

Soletrando 2009

Soletrando 2009

Sobre o Soletrando 2009

O Caldeirão do Huck é um dos programas que integram a grade de programação da Rede Globo, uma das emissoras brasileiras de televisão aberta mais assistidas pelo público de diversas regiões do nosso país. A emissora está no ar desde o ano de 1965 e foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho.

O programa está no ar desde o ano de 2000 e é apresentado por Luciano Huck. O Caldeirão do Huck vai ao ar todos os sábados, a tarde, e tem cerca de duas horas de duração. Na atração, os telespectadores podem conferir diversos quadros que fazem muito sucesso. Exemplos disso são os quadros Lata Velha, Lar Doce Lar, entre outros.

Um dos novos quadros a integrar o programa Caldeirão do Huck nos últimos anos é o Soletrando, no qual alunos de diversos estados brasileiros precisam soletrar corretamente as palavras para conquistar o prêmio final do concurso.

Sobre o Soletrando 2009

O quadro Soletrando 2009, que vai ao ar no programa global Caldeirão do Huck, tem estreia prevista para o mês de março. A Primeira Etapa Nacional do concurso contará com 27 alunos, cada um representando um estado brasileiro. Esses estudantes serão separados em nove grupos de três membros. Nove se classificarão para a Fase Semifinal.

Desses nove, três concorrentes estarão na Final. O campeão do Soletrando 2009 receberá como prêmio a quantia de R$ 100.000,00, que ajudará na sua formação educacional. Em relação à edição anterior, haverá um grau maior de dificuldade.

Proposta do Soletrando 2009

Uma das propostas da competição Soletrando para este ano é abordar a reforma ortográfica na língua portuguesa. Em algumas rodadas, os participantes deverão falar corretamente a grafia de palavras que sofreram modificações de acordo com as novas regras.

Jurados do Soletrando 2009

Recentemente, foi divulgado que a cantora Sandy será uma das juradas do Soletrando 2009. A morena formou-se, em janeiro deste ano, em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e passará a integrar a bancada dos jurados da atração. A bela cantora estará no lugar que já foi ocupado por outras celebridades brasileiras como Gabriel, O Pensador e Tony Bellotto, por exemplo.

Pesquisar
Artigos Relacionados